Normalmente existem bastante dúvidas em relação à alimentação das crianças, não é mesmo? Estão comendo o suficiente? Estão comendo demais? Estou dando muto doce? A alimentação está mesmo adequada? Esse post é para ajudar nesse sentido, orientando a quantidade de alimentos e de grupos de alimentos. Mas lembre que a alimentação é fluida, as regras não são tão rígidas. Terá períodos que seu filho comerá um pouco menos ou mais disso ou daquilo. Se de forma geral ele se alimenta bem, é ativo, tira boas notas e os exames estão bem, não tem por que se preocupar de forma excessiva ou desnecessária.

Bem, vamos lá!

O ideal é que a criança coma comida no almoço e no jantar, conforme indicado na linha verde da tabela. Os demais alimentos devem ser distribuídos ao longo do dia, nas demais refeições, como café da manhã, lanche da manhã, lanche da tarde e ceia.

Alimentos no almoço e jantar:

AlimentosPré escolar (1-6 anos)Escolar (7-10 anos)
Arroz (ou batata ou
massa…)
2-3 col de sopa4-5 col sopa
Feijão ou lentilha1 concha pequena1 concha grande
Carne (gado, frango,
peixe)
2 col sopa (50g)3-4 col sopa (70-100g)
Legumes cozidos2 col sopa3-4 col sopa
Hortaliças cruas2 folhas4 folhas

Alimentos ao longo do dia:

frutas2 unidades3 unidades (200-300g)
Suco de frutas1 copo (200 ml)2 copos (400 ml)
Leite/iogurte/queijo3 copos/porções2-3 copos/porções
Pão/biscoito/bolo4 fatias6 fatias
Óleo para cozinhar15-20 ml20-25 ml
Ovos1 unidade1 unidade
Doces *1 col sopa/50g2 col sopa/100g

* Tudo que leva açúcar: geleia, chocolate, sobremesas, achocolatados, açúcar em sucos e receitas… Se a criança é classificada com sobrepeso ou obesidade, deve-se limitar a ingestão de doces e açúcar/achocolatados, não necessariamente excluir.

Fonte da imagem: site bebe.com.br