Volte para os trilhos!

Quando você come algo fora do seu plano alimentar o seu primeiro pensamento é abandonar tudo pelo resto do dia ou, quem sabe, pelo resto da semana? Você provavelmente pensa: “Agora que estraguei tudo, vou comer o que eu quiser pelo resto do dia e retomo o planejamento amanhã”. Te pergunto: você realmente acredita que estragou tudo? Mesmo? De verdade?

Bem, não há motivos para deixar para amanhã. Comeu algo não planejado? Retome o seu plano alimentar imediatamente. Enfrente este pensamento sabotador de fracasso, que te faz acreditar que não adianta mais continuar.

Saiba que, para engordar 500g, você teria que comer em torno de 3.500 calorias. Então, se você comeu cerca de 500 calorias extras, por exemplo, isto não afetará de forma importante o seu emagrecimento. No entanto, se você “chutar o balde” por causa daquele “Ops, comi demais”, e continuar com excessos pelo resto do dia, aí talvez você ingira 1.000, 2.000 ou até 3.000 calorias a mais. Para consumir 3.500 calorias, por exemplo, você teria que comer um pedaço de bolo grande coberto com glacê, um sonho, uma colher de sorvete, um chocolate, um pacote de batata frita, 3 pedaços de queijo, 2 bolachas, 1 muffin grande, 3 colheres de pasta de amendoim e 1 biscoito grande.

Não adie

Então, se você acha que estragou tudo por ter comido um hambúrguer ou um pedaço de torta, retome os trilhos o quanto antes, por que se continuar comendo, aí sim “a coisa” pode complicar!

Por isso, não há motivos para adiar a retomada do seu plano alimentar. Pelo contrário, seguir comendo coisas não planejadas é que podem comprometer o seu objetivo de emagrecer.

Reconheça que você cometeu um deslize, mas não torne este fato um motivo de desistência. Comprometa-se novamente consigo mesmo! E lembre-se de elogiar a sua atitude de retomar o plano. Vá em frente!

É importante também refletir sobre porque este deslize ocorreu. Por que você se desviou do caminho? Saiu para uma comemoração? Esteve com pessoas que insistiram para que você comesse? Sentiu-se triste ou ansioso? Teve algum estímulo? Analise o que aconteceu para que, futuramente, você possa enfrentar a situação de outra maneira.

Esse tipo de comportamento mais extremista, tipo 8 ou 80, tudo ou nada, que ou faz tudo certo ou faz tudo errado é típico de pessoas perfeccionistas e muito exigentes consigo mesmas. Não se exija tanto, pratique a gentileza consigo mesmo e fique atento à esse funcionamento, que traz sofrimento. Procure sempre seguir “o caminho do meio”, do equilíbrio. Procurar ajuda de um terapeuta pode ser muito importante.

Errar é normal. Mas voltar aos trilhos é fundamental. Comer algo não planejado não é algo tão grave, se você conseguir retomar o seu planejamento imediatamente. Isto não comprometerá tanto o seu plano alimentar e ainda reforçará a sua auto-estima!