Você já elogiou o seu comportamento alimentar hoje?

No post anterior, falamos sobre a importância de sentar-se ao comer e do quanto pequenas atitudes positivas podem nos impulsionar na direção das nossas metas.

Hoje, falaremos sobre o quanto é importante adotar uma postura positiva no processo de emagrecimento. A maioria das pessoas é muito dura consigo mesma quando o assunto é emagrecer. Porém, ao invés de dar ênfase às críticas quando você fizer algo de errado, é preciso dar créditos a você mesmo quando fizer as coisas corretamente.

Comece elogiando-se sempre que se sentar para fazer uma refeição ou comer um alimento saudável, por exemplo. Você se sentirá confiante e, principalmente, sentirá que tem o controle sobre as suas ações. Da mesma forma, esta atitude fará com que algum deslize que ocorra não seja encarado como uma grande tragédia, pois você confia em si mesmo e sabe que poderá retomar o seu plano facilmente.

Quanto mais, melhor!

Elogie-se sempre, não poupe elogios! Elogie-se por ter comido corretamente, elogie-se por ter resistido a algum alimento tentador, elogie-se por sentar-se ao comer, elogie-se por ter enfrentado seus pensamentos sabotadores. Como se elogiar? Você pode dizer para si, até mesmo na frente do espelho: “Parabéns, você é demais!”, “Você está com tudo!”, “Maravilha, sou muito capaz mesmo!” ou outra frase de impacto ou que faça sentido para você.

No início, você pode simplesmente esquecer de elogiar-se. Mas, com o passar do tempo, este se tornará um hábito. Algumas dicas, contudo, podem ajudá-lo no começo. Você pode, por exemplo, colar bilhetes em locais estratégicos (na geladeira, no computador, no carro, etc.), fazer uma lista de comportamentos que merecem ser elogiados ou pensar no seu comportamento sempre que terminar uma refeição.

Lembre-se também que você provavelmente terá pensamentos sabotadores sobre elogiar-se. Pode pensar coisas como “Ah, que coisa boba ficar me elogiando” ou “Merecerei um elogio quando eu de fato chegar à minha meta”. É natural que surjam tais pensamentos, mas você deve reagir de maneira funcional a eles. Fale para si mesmo o quanto é importante elogiar cada pequeno progresso e ação positiva que você conseguir fazer. Mostre para a sua mente o quão fundamental é escolher os alimentos adequados, não exagerar, sentar-se para comer, entre outras atitudes que farão a diferença no sucesso do seu plano alimentar.

Com o tempo, elogiar-se será automático e você nem precisará de lembretes para fazê-lo. Pequenas atitudes podem, sim, fazer toda diferença!