Saiba como se alimentar quando os triglicérides estão elevados

Os triglicérides elevados podem levar a diabetes e hipertensão arterial e, por isso, manter o peso dentro da normalidade é necessário e convém interromper o fumo e ABOLIR bebidas alcoólicas.

RETIRAR DA ALIMENTAÇÃO AS GORDURAS ANIMAIS

Alimentos fritos e alimentos gordurosos, como: nata, bacon, carnes gordas, gordura aparente da carne, salames, lingüiças, mortadelas, presuntos, charque, defumados, queijos amarelos como cheddar e colonial, banha, manteiga, creme de leite, margarinas, óleo de dendê, halvarinas (gordura vegetal semelhante à margarina), laticínios integrais (leite, queijo e iogurte).

DIMINUIR DRASTICAMENTE A QUANTIDADE DE AÇÚCARES

A ingestão de açúcar branco ou mascavo, bolos, mel, melado, geleias, doces em geral, sobremesas, doce de leite, biscoito, bolos e cucas, etc. Observar nos rótulos dos alimentos a lista de ingredientes e procurar alimentos que não tenham adição de açúcar nem de xarope de glicose.Cuidar com produtos que são adoçados ou acrescidos de maltodextrina (um tipo de açúcar). Evitar sucos de fruta, mesmo naturais.

CONTROLAR O EXCESSO DE QUANTIDADE CARBOIDRATOS

Arroz, macarrão, batata inglesa e doce, aipim, polenta, pão. Escolher apenas um nas refeições e consumir com moderação. Escolher os carboidratos de melhor qualidade, como: batatas doce, baroa, mandioca, batata salsa, arroz integral.

TRATAMENTO DIETÉTICO

Diminuir a quantidade de carboidratos. Não misturar dois tipos na mesma refeição (escolher apenas um).

Óleos vegetais para cozinhar, como o óleo de arroz e de algodão. Use pouco óleo, apenas para cozinhar e refogar.

Usar o azeite de oliva extra-virgem na salada (sem aquecê-los).

Usar castanha-do-pará ou nozes, sem sal (2 ao dia).

Usar abacate (1 unidade pequena até 2 vezes na semana, metade num dia, metade no dia seguinte), com limão.

Pães integrais, “de verdade” (preferencialmente caseiros, pois serão mais ricos em fibras) ou industrializados sem adição de açúcar. Olhar na lista de ingredientes do rótulo do pão: o primeiro ingrediente que deve estar citado é a farinha de trigo integral.

Usar peixe (não de cativeiro): 1 a 2 vezes por semana.

Use chester, peito de peru, peito de frango ao invés de embutidos gordos, e com moderação.

Usar 1 colher de sopa de semente de linhaça ao dia. Coloque de molho em 1 copo de água da noite para o dia e beba em jejum pela manhã a água e as sementes. Ou triture no liquidificador no momento do uso, e use como farofa na comida, no iogurte ou nas frutas. Pode triturar o suficiente para uma semana e guardar em vidro bem fechado na geladeira para evitar a oxidação do ômega 3.

Use 1 colher de sopa de farelo de arroz ao dia, na comida, na fruta ou nos laticínios desnatados.

Usar leite desnatado e queijos brancos, como ricota, minas ou coalhada.

Usar opções mais saudáveis de cobertura para pão. Aqui nesse blog você encontra o post: opções mais saudáveis que a margarina e a manteiga.

Consumir pelo menos 3 frutas diferentes ao dia.

Consumir 5 tipos de vegetais diferentes ao dia, e bastante folhas verdes escuras.