TOP 8: melhores termogênicos naturais

Quando se trata de emagrecimento saudável, alguns alimentos podem dar uma mãozinha no processo. Os termogênicos, por exemplo, aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Confira abaixo a lista completa com os 8 melhores termogênicos naturais:

1 – Café: sem dúvidas, o mais conhecido de todos os alimentos termogênicos. A cafeína é uma substância estimulante que traz benefícios adicionais (além do efeito termogênico), como aumento da disposição e energia, diminuição do cansaço e melhora do rendimento nas atividades esportivas. Interessante: o efeito é mais significativo em consumidores não habituais ou em indivíduos sensíveis à cafeína.

2 – Canela: muito utilizada em diversos pratos, é antioxidante e interessante para aumentar o metabolismo basal. Atenção: o uso da canela não é aconselhável para mulheres grávidas, mulheres amamentando, e não é recomendado o excesso para pessoas hipertensas e/ou com problemas de fígado ou rins. Estas devem consultar um médico caso desejam utilizar.

3 – Pimenta vermelha: anti-inflamatória, a pimenta vermelha é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras. A pimenta vermelha aumenta a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas ao dia. Pimentas doces também possuem esse efeito! Obs: pode causar desconforto gástrico em pessoas sensíveis e sudorese (suor aumentado) e o uso prolongado de capsaicina pode causar gastrite crônica, úlcera duodenal e hepatotoxicidade. 

4 – Gengibre: além de acelerar o metabolismo, o gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. É uma raíz que traz uma série de benefícios para a saúde! Importante: o excesso de gengibre não é recomendado para gestantes (risco de aborto) nem lactantes, bem como pessoas com hipotireoidismo, cardiopatias e descontrole de pressão arterial.

5 – Chá verde: o chá verde, por conter catequinas, favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico que ele causa. Além disso, auxilia o sistema digestivo, reduz o colesterol “ruim” e promove a saciedade. Segundo especialistas, para provocar efeito termogênico, a quantidade recomendada é de 3 a 4 xícaras (no máximo!) diariamente. PS: pessoas hipertensas, com problemas digestivos ou ansiosas devem evitar. Pode causar nervosismo, insônia, taquicardia.

6 – Chá de hibisco: além de termogênico, o chá de hibisco é facilitador do processo digestivo e também evita a retenção de líquidos no organismo. Quantidade diária máxima recomendada: 1 litro de chá fraco.

7 – Gorduras boas: azeite de oliva e alimentos ricos em Ômega 3: além de acelerar o metabolismo, o azeite de oliva possui antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados que atuam sobre a hipertensão arterial. É um super alimento! Quanto ao ômega 3 é encontrado em peixes (como salmão e atum), oleaginosas e também em forma de cápsulas (clique aqui e saiba como escolher um produto de qualidade)Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

8 – Fibras: os alimentos ricos em fibras tem uma digestão mais lenta, pois o esforço exigido na mastigação e na digestão desses alimentos gera um maior gasto de energia, gerando também impacto na aceleração do metabolismo. Por isso é importante a escolha de cereais e derivados integrais e um consumo diário adequado de verduras e legumes( principalmente folhosos) e de frutas com casca.

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Informações importantes:

  • Mesmo sendo alimentos naturais, a individualidade precisa ser respeitada.
  • Existem contra-indicações para o consumo de termogênicos, conforme apontado acima.
  • Além disso, quando consumidos em excesso, os alimentos termogênicos podem causar efeitos colaterais como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.
  • Respeite as recomendações do seu médico/nutricionista.

Curiosidade:

Os alimentos termogênicos só cumprem sua função de aumentar a queima calórica se você praticar atividade física. Não adianta ingeri-los e ficar sentado no sofá. 😉

Vale lembrar que…

Os alimentos termogênicos servirão como coadjuvantes, e nunca protagonistas do seu emagrecimento. Você precisa levar um estilo de vida saudável, com alimentação adequada e exercícios regulares. Os termogênicos aumentam o metabolismo em (apenas) 2-5% acima do gasto energético diário. 

Procure sempre um profissional!