Tempo! Comer devagar é um grande aliado no emagrecimento

Estamos falando já há alguns posts sobre algumas dicas e “truques” muito simples que podem auxiliar quem deseja emagrecer. Já falamos sobre os registros dos motivos pelos quais se deseja perder peso e também sobre a importância de comer sentado e de se auto-elogiar os progressos e atitudes funcionais na busca pelo peso ideal.

 Hoje, então, trago uma outra dica muito preciosa. Ela é, inclusive, bastante óbvia, eu sei, mas embora muitos não a pratiquem, a mudança desse comportamento pode trazer muitos resultados positivos. Trata-se de comer devagar. Quantas vezes você ouviu, na sua infância, sua mãe pedindo para que você se alimentasse sem pressa? Pois é, a sabedoria materna é infalível!

 A principal razão pelo qual comer devagar é benéfico é que, desta forma, você come conscientemente e percebe o momento em que está satisfeito. Fazer refeições muito rápidas é um hábito de muitas pessoas que têm problemas com o peso.

 O nosso cérebro leva em torno de 20 minutos para reconhecer que o estômago está cheio nos dar a sensação de saciedade. Quando se come rápido, normalmente se come mais do que o necessário, e termina-se a refeição estufado, o que é um sinal de exagero. Por isso a importância de comer com calma e devagar. Pode ser que, no início, você precise policiar a si mesmo. Mas, com o tempo, este será mais um bom hábito que você incorporará à sua rotina.

 Você pode, contudo, fazer uso de algumas “artimanhas” para ajudá-lo nesta tarefa. Pode, por exemplo, mudar alguma coisa no seu ambiente de refeições. Pode ser o prato, o guardanapo, qualquer coisa que, ao ver o objeto, você lembre-se de comer devagar.

 Pode também acionar um alarme ou cronômetro que o faça lembrar de descansar os talheres e esperar pelo menos dez segundos antes de pegá-los novamente. Além disso, é importante prestar atenção nos sinais do seu corpo para começar a perceber quando está satisfeito e também anotar a duração da refeição. O ideal é que, a cada nova refeição, este tempo se prolongue um pouco mais.

 Manter a concentração no momento de alimentar-se é fundamental. Para isso, você também pode abusar de alguns “truques”. É essencial que você esteja em um ambiente tranquilo. No entanto, muitas vezes, é praticamente impossível não se distrair com alguma coisa, seja o celular, a televisão ou outras pessoas. Então, treine o máximo possível as suas habilidades de comer devagar e prestar atenção nos alimentos e, assim, treine-se para comer com atenção, apesar de qualquer distração que possa surgir. Quando você se pegar distraído, não se culpe ou se julgue incapaz, apenas retome a atenção ao comer.

 Assim como em todas as etapas do seu planejamento para emagrecer, podem surgir pensamentos sabotadores. Você pode pensar que precisa se apressar por algum motivo, ou que é do seu feitio comer rápido mesmo ou, ainda, que não tem tempo para comer devagar ou que isso não é importante. Nestes casos, lembre-se de enfrentar esses pensamentos. Pense que você precisa deste tempo para se alimentar, que comer depressa fará com que ganhe peso novamente (ou mais peso) e que, de fato, você terá que reorganizar a sua rotina, se necessário, para encontrar o tempo que é preciso para alcançar suas metas. O mínimo de qualidade de vida que você pode se proporcionar é tempo para comer e, já que comer é tão gostoso, vamos aproveitar o momento, não mesmo? 🙂