Sobre as barrinhas de cereal: como e qual escolher?

Hoje em dia com tantos produtos à venda e prometendo “mundos e fundos”, que até o nutri precisa ficar atento, imagine as pessoas não especializadas no assunto. Segundo as normas dos rótulos, os ingredientes devem ser listados “do mais abundante para menos abundante” no produto. Essa informação é valiosa  e acaba com a dúvida! Compare os ingredientes das seguintes barras:

Produto 1:

Cobertura de chocolate (açúcar, gordura vegetal, leite em pó, cacau, soro de leite, pasta de cacau, sal, emulsificante lecitina e ésteres de ácidos graxos com poliglicerol e aromatizante), glicose, flocos de arroz com cacau, aveia em flocos, açúcar invertido, cacau em pó, gordura de palma, nozes, maltodextrina, sal, estabilizante lecitina de soja, aromarizante.

1 barra: 106 Kcal, carboidratos 17g, proteínas 1,5 g, gorduras totais 3,7g, das quais: saturadas 2,8g, trans 0g, fibra alimentar 0,8g, sódio 27 mg.

Breve análise: primeiros ingredientes fontes de glicose, pouquíssima fibra, e a maior parte da gordura é saturada. Péssima escolha.

Produto 2:

Aveia tostada, crispies com 4 grãos (soja, milho, arroz e aveia), cranberry desidratada, flocos de arroz, morango desidratado, açúcar mascavo, semente de gergelim, melado de cana, extrato de malte, maltodextrina, amora desidratada, semente de linhaça, óleo de girassol, quinoa, mel, fibra natural solúvel, sal, estabilizante natural lecitina de soja, aroma.

1 barra: 88 Kcal, carboidratos 15g, proteínas 2,3g, gorduras totais 2g, das quais: saturadas 0,4g (foram honestos e colocaram na tabela mesmo não necessitando declarar quando a quantidade é menor que zero), trans 0g, monoinsaturadas 0,6g, poliinsaturadas 1g, fibra alimentar 1,8g, sódio 30 mg.

Breve análise: os primeiros ingredientes são fontes de fibra, é fonte de gorduras insaturadas, possui quantidade boa de fibra. Bom produto.

Produto 3:

Mel, flocos de arroz, flocos de milho, quinoa, uva passa, fibra de acácia, maçã, gordura de palma, canela.

1 barra: 86 Kcal, carboidratos 17g, proteínas 1g, gorduras totais 1,5 g, das quais: saturada e trans 0g, fibra alimentar 2g, sódio 20 mg

Breve análise: pouca quantidade de gordura, boa quantidade de fibra, porém o primeiro ingrediente é o mel, que apesar de ser saudável, é glicose pura. Não seria a primeira escolha, mas é melhor que o primeiro produto.

Produto 4:

Glicose, cobertura sabor chocolate (açúcar, gordura vegetal, leite em pó, cacau, soro de leite, pasta de cacau, sal, emulsificante lecitina e ésteres de ácidos graxos com poliglicerol e aromatizante), flocos de arroz, aveia em flocos açúcar invertido, polpa de morango, flocos de morango desidratados, flocos de maçã desidratados, açúcar, flocos de trigo, maltodextrina, gordura de palma, extrato de malte, estabilizantes goma de acácia e lecitina de soja, acidulante ácido cítrico, corantes naturais de urucum e carmim.

1 barra: 97 Kcal, carboidratos 17g, proteínas 1,2 g, gorduras totais 2,5 g, das quais: saturadas 1,9g, trans 0g (e os outros 0,6g de gordura), fibra alimentar 1g, sódio 28 mg.

Breve análise: os primeiros ingredientes são glicose e açúcar, possui pouca fibra, e a maior parte da gordura contida é saturada. Péssimo produto.

Produto 5:

Flocos de arroz, castanha do pará, amêndoas, uva passa, quinoa, semente de linhaça, gergelim, mel, estabilizante natural lecitina de soja, óleo de girassol, glicose de milho, antiumectante bicarbonato de sódio.

1 barra: 155 Kcal, carboidratos 19g, gorduras totais 8,5g das quais: saturadas 1,6g, trans 0g, fibra alimentar 2g, sódio 6mg.

Breve análise: a barra é mais calórica e rica em gordura por que possui bastante oleaginosas, portanto, a gordura contida é a gordura “do bem”, possui boa quantidade de fibra. É um produto bom, é uma barra que promove saciedade, o que também é importante. Depende do seu objetivo ao consumir uma barra mais calórica.

Produto 6:

Tâmaras, castanha do pará e chia. Nada mais.

1 barra: 138 Kcal. carboidratos 23g, gorduras totais 7,3g, das quais: saturadas 1,6g, trans 0g, proteínas 3g, fibra alimentar 3,3g, sódio 0,6 mg.

Breve análise: produto excelente. Rico em fibras, zero de sódio, sem adição de produtos químicos e açúcares.

Conclusão: evite barras de cereais que tenham como primeiro ou segundo ingrediente produtos como chocolate, açúcar, glicose ou similares; procure por barras que utilizem óleo de palma ou outros óleos vegetais, que contenham menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibra. São produtos um pouco mais caros, mas bem mais saudáveis. Lembre que açúcar, xarope de glicose, maltodextrina, farinha branca e gordura hidrogenada são insumos baratos, e é esse o motivo pelo qual alguns produtos são mais baratos e outros mais caros.