Refogado de legumes

No inverno não apetece comer salada, mas não é motivo para deixar de comer os vegetais. É a hora de investir nos refogados, também chamados de salada quente.

Refogue cebola e tomate, alho poró se quiser também, com manteiga ghee ou óleo de arroz, de algodão. Tempere com bastante ervas a gosto (manjericão, orégano, adobo, curry, cúrcuma, páprica, sálvia…).

Quando estiver soltando aquele caldinho, coloque os vegetais picados, como por exemplo: colocar couve-flor, brócolis, abobrinha, chuchu, espinafre, couve, repolho, pimentão, cenoura, moranga…

Coloque também uma leguminosa (ervilha, grão de bico pronto, ervilha torta, vagem). Coloque um pouquinho de água quente no fundo para não grudar/queimar e feche a tampa, para cozinhar no bafo/vapor.

Dê uma olhada de vez em quando para ver se precisa colocar mais um pouquinho de água e dar uma mexida para misturar os temperos com os vegetais. Coloque mais ervas se necessário e ajuste o sal. Pode usar sal marinho ou sal rosa do himalaia por cima. Quando os vegetais estiverem al dente, está pronto!

Dicas finais: use vegetais orgânicos; pode colocar primeiro os vegetais que demoram mais para cozinhar e por último os que cozinham mais rápido; varie os vegetais e os temperos no dia a dia, inclusive a maneira de cortá-los, assim muda o sabor e o visual.

By | 2016-10-16T14:41:36+00:00 21/09/2016|Categories: Receitas|Tags: , , , , |