PENSE MAGRO, a dieta definitiva de Beck – Treine o seu cérebro a pensar como uma pessoa magra

Você quer emagrecer e nunca consegue? Quando percebe já comeu, sente culpa e acha que está tudo perdido? Este é um quadro muito comum entre as pessoas que estão acima do peso. É justamente para dar ferramentas e entendimento para lidar com estes padrões de comportamento e pensamento é que recomento a leitura do livro “Pense Magro. A Dieta Definitiva de Beck” por Judith Beck (a venda na Amazon do Brasil).

Eu adoro esse livro e adoro indicá-lo por que ele ajuda a pessoa que quer emagrecer a entender o que a faz engordar, quais as diferenças – seja na maneira de pensar ou de se comportar – entre a pessoa que se mantém num peso adequado e a pessoa que está acima do peso. Ensina, portanto, a identificar comportamentos e pensamentos sabotadores da dieta. Eu não gosto do termo dieta, prefiro plano alimentar, mas ficará mais fácil usando-o aqui nesse contexto (inclusive, o conteúdo do livro não se trata de nenhuma dieta mágica, ok?). Além de ensinar a identificar quais são os seus padrões de pensamentos sabotadores, ensina como lidar com eles de maneira saudável. Ensina como não cair mais na “armadilha” deles. Se você tem muitos pensamentos como: eu não deveria comer isso, mas… está tão bom, é só mais um pouquinho, é só hoje, já estraguei tudo mesmo, é um momento especial, é final de semana, estou pagando, é de graça, não vai fazer diferença, não sei quando comerei isso de novo, está todo mundo comendo, eu mereço essa recompensa e por aí vai… Você precisa ler esse livro! Eu gosto muito do volume 1 (que é esse ali com esse título bem comprido), por que os demais volumes são “Pense Magro – Livro de Tarefas“, “Pense Magro – Por Toda a Vida“, que são repetições do mesmo tema e não são trabalhados da forma didática como no volume 1.

Esse livro apresenta várias atividades que deveriam ser feitas pelo leitor, como alguns diários. Como a “técnica” do livro para treinar o cérebro é baseada na abordagem cognitivo comportamental, uma linha da Psicologia, faz parte ter “temas de casa” (quem já consultou psicólogo dessa área sabe). Infelizmente, tem muita gente que simplesmente abandona a leitura por que não quer fazer as tarefas. Gente, não faça isso! Leia o livro! Só o fato de você o ler você já vai entender como a sua mente funciona, por que você se sabota, como, quando e por que você faz isso consigo mesmo, e melhor ainda, como lidar com isso, como mudar o seu comportamento! Mas, enfim, pelo menos a primeira tarefa eu sempre peço que façam, que é escrever a lista de vantagens de emagrecimento. Isso ajuda a dar clareza e foco! Os meus pacientes que leem esse livro, e especialmente aqueles que fazem as tarefas (infelizmente muito poucos) têm ótimos resultados, emagrecem com constância e se mantêm magros, e é muito nítida a mudança do comportamento e da forma de pensar. Eles se tornam muito mais racionais em relação à alimentação, desenvolvendo um comportamento muito mais saudável com o alimento. É um livro tranquilo de ler, apesar de grosso, por que ele é uma espécie de programa: o dia 1, dia 2, dia 3… e cada “dia do livro” são em média 3 páginas. Então não é um livro que você necessariamente lê “numa sentada”!

Para terminar, a autora desse livro, a Judith Beck, nada mais é que a filha do Beck, o psiquiatra que criou a linha cognitivo comportamental. No início, essa abordagem era usada para tratar depressão, vícios e fobias. Mas, Judith, que também queria emagrecer, percebeu que padrões de pensamento e comportamento negativos e disfuncionais estavam presentes também na obesidade. Foi quando ela emagreceu e começou a usar a técnica em seus pacientes, e isso tudo resultou nesse maravilhoso livro! Boa Leitura!