Iogurte de amêndoas: como fazer/passo-a-passo

O leite de amêndoas é uma alternativa saudável e com baixo teor de gordura para quem não deseja (ou não pode) consumir alimentos com lactose. É uma opção popular entre pessoas que seguem uma dieta vegana. Com a popularização do leite de amêndoas, muitos dos que consomem esse alimento desenvolveram diversas receitas com ele. A maioria das receitas que levam esse tipo de leite é semelhante às versões que utilizam o leite animal. Esse artigo ensinará como preparar o iogurte à base de leite de amêndoas. Mesmo dando mais trabalho, o sabor mais fresco do iogurte caseiro e a certeza de levar apenas ingredientes da sua escolha fazem o esforço valer a pena.

Prepare o leite de amêndoas. Antes de fazer um iogurte vegano, é preciso primeiro preparar o leite vegano. O leite de amêndoas consiste de amêndoas e água.

  1. Bata num liquidificador 1 xícara de amêndoas (237 ml) e 2 ½ xícaras de água (600 ml).
  2. Passe a mistura numa peneira para separar as partes sólidas do líquido. Para isso, você pode utilizar um pano de algodão, um infusor de chá ou um coador próprio para leite (pode ser encontrado em lojas especializadas em alimentos veganos).
  3. Acrescente o fermento ao leite.Como a quantidade de bactérias varia de marca para marca, é preciso verificar as instruções da embalagem do produto para saber qual a porção exata de fermento que você deve adicionar ao leite de amêndoas. Muitas das marcas de fermento recomendam preparar a mistura de leite de amêndoas e fermento quando o leite está na temperatura ambiente. Se necessário, você pode aquecer a mistura no forno em temperatura baixa.
  4. Deixe a mistura do iogurte de amêndoas fermentar.Com ou sem o uso de uma iogurteira, o processo de fermentação deve demorar cerca de 8 horas.
  5. Uma iogurteira automática irá lhe alertar quando o processo de fermentação tiver terminado.
  6. Se não tiver uma iogurteira, você pode preparar seu iogurte colocando a mistura numa panela de ferro e deixando-a num forno em temperatura baixa (90-95 °C) de quatro a seis horas ou numa garrafa térmica por oito horas (para esfriar, transfira a mistura para um pote de vidro) ou ainda numa panela de cozimento lento pré-aquecida (mas desligada) por oito horas.
  7. Leve a mistura de iogurte de amêndoas à geladeira para desacelerar o processo de fermentação.Isso vai deixar o sabor do iogurte mais fresco depois que ele for coado.
  8. Coloque um pedaço de pano de algodão sobre a boca do pote de vidro e deixe-o preso usando o aro de metal.
  9. Despeje o iogurte fermentado sobre o pano e deixe coar.Para que seu iogurte caseiro ganhe a consistência do industrializado, espere por cerca de mais uma hora. Se quiser um iogurte mais espesso, espere mais tempo.
  10. Seu iogurte de amêndoas está pronto!
  11. Depois de colocar o iogurte no pote de vidro e cobri-lo com um pano de algodão (preso pelo aro de metal da jarra), vire o pote de ponta-cabeça sobre uma vasilha e deixe o líquido escorrer. Assim que iogurte adquirir a consistência desejada, substitua o pano pela tampa do pote. Depois desse passo, seu iogurte estará mais consistente e já no seu pote de armazenamento (não é necessário transferi-lo para outro recipiente).
  12. O iogurte de leite de amêndoas sem açúcar possui um sabor similar ao de nata. Experimente com essa receita até obter um iogurte com sabor e consistência que mais agradem seu paladar. Algumas sugestões são remover a casca das amêndoas ou ainda acrescentar frutas ou açúcar (faça isso após completar todos os passos anteriores).
By | 2016-10-16T15:56:16+00:00 22/02/2016|Categories: Receitas|Tags: , , , |