Pare de se enganar!

Você conhece aquela música que diz “mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”? Considerando o emagrecimento, você já reparou na quantidade de desculpas que damos para comer o que não devemos ou o que não precisamos? Especialmente quando traçamos um plano alimentar e decidimos perder peso, o caminho mais fácil é “inventarmos” motivos para nos desviarmos da rota.

Mas isto nada mais é do que enganar a si mesmo. Não será a sua nutricionista que não atingirá a meta, ela provavelmente está num peso bom, será apenas você que não atingirá a meta.

É comum nos enganarmos pensando coisas como: só este pedacinho não fará diferença, não são tantas calorias assim, só hoje, amanhã comerei menos, é dia de comemoração, preciso comer isto e não me importo… Entre tantas outras desculpas.

Na hora em que surge a fome extrema, a vontade ou o desejo de comer, você pode de fato tornar-se irracional e estes pensamentos fazerem muito sentido. Por isso é importante não agir por impulso. Parar e pensar na atitude que você está tomando pode ser o caminho mais difícil, mas é o caminho certo!

Eu, particularmente, sempre prefiro o caminho certo, por mais esforço que exija da minha parte, pois eu sei que assim eu vou evoluir.

Então, uma boa dica é ficar atento e prestar atenção aos pensamentos que precedem o ato de comer. Se quando você for comer, você tiver pensamentos, como: “não faz mal se eu comer…”, cuidado! Aí vem um pensamento que certamente irá sabotar o seu plano alimentar.

Outras formas de se enganar são, por exemplo: se a sua nutri pede que você controle a quantidade de alimentos que consome, inclusive pesando-os, não pense que isto não é necessário ou que  você seja capaz de estimar “no olho” este peso. Encare como algo que deve ser feito, afinal, pequenas quantidades a mais em cada refeição podem, sim, fazer toda a diferença no resultado final.

Se for necessário, escreva em algum papel ou no seu celular para que você possa ler periodicamente algo do tipo: “Preciso para de me iludir, não está certo comer alimentos que estão fora do meu planejamento”. Isto enfraquecerá esse comportamento e, principalmente, te ajudará a chegar no resultado desejado.

Enfim, é muito importante que você fique atento para identificar os pensamentos que querem te sabotar e estar preparado para enfrentá-los. Lembre-se de parar de se enganar e pensar a longo prazo. Afinal, você pode não se importar agora de comer aquele doce, mas com certeza ficará chateado quando ver que não conseguiu atingir as metas a que se propôs.