Padrões de pensamento negativos que sabotam o emagrecimento: como mudar?

Já abordamos várias vezes a importância de mudar o comportamento alimentar para emagrecer e permanecer, de controlar a mente, os pensamentos. É importante sabermos, contudo, que nem todos os nossos pensamentos são verdadeiros. Alguns podem ser parcialmente verdadeiros e outros falsos.

Todas as pessoas cometem alguns “erros de pensamentos” que chamaremos de “erros cognitivos”. Por exemplo, é bastante comum que as pessoas que estão em processo de emagrecimento pensem em duas categorias apenas: ou tudo ou nada. Ou seja, elas acham que ou seguem 100% o plano alimentar, ou é melhor não fazer nada. Elas se esquecem, desta forma, estão eliminando a possibilidade do meio termo e do bom senso.

Também é bastante comum que elas pensem de forma extremamente negativa ou até positiva demais. Podem pensar que, por terem cedido a alguma tentação, nunca conseguirão emagrecer, generalizando a situação. Ou o contrário, que mesmo que não estejam medindo direito as quantidades de comida, vai dar tudo certo.

Outro pensamento bastante comum é “fazer leitura da mente” da outra pessoa e pressupor que ela irá se ofender se você não aceitar aquele pedaço de bolo. Ou se ninguém ver você comendo, não há problema, criando uma falsa ilusão. Ou, ainda, tem pensamentos de justificação para ceder às tentações com argumentos como “vou comer porque é de graça” ou “porque tive um dia muito estressante hoje”.

Para dominar estes pensamentos disfuncionais, assim como os pensamentos sabotadores, você precisa primeiro aprender a identificá-los para, então, estar preparado para escolher fazer diferente.

 Domine

Para dominá-los, você pode refletir sobre quais tipos de pensamentos você vem tendo em relação à comida e se fazer algumas perguntas:

  • Estes pensamentos são mesmo verdadeiros? Qual é a evidência de que ele não é verdadeiro?
  • Existem outras respostas/alternativas a esses pensamentos?
  • Quais são os efeitos de se eu me deixar seduzir por esses pensamentos?
  • O que eu aconselharia um amigo a fazer nessa situação?
  • Esses pensamentos estão alinhados com os meus objetivos?
  • O que devo fazer agora?

Lembre-se: você sempre pode escolher pensar diferente! Muitas vezes, o que ocorre é que você não quer se controlar, você quer ceder aos desejos. Diga a si mesmo que, se você quer emagrecer, você não tem escolha, você precisa tomar decisões melhores e tirar o foco da comida.

Repita para si mesmo – em voz alta ou em pensamento, se estiver com outras pessoas – ordens curtas como: Eu prefiro ser magro! Isto é apenas um desejo, já vai passar! Evite isso, não use como desculpa!

Saiba que pensamentos são apenas eventos da nossa mente, e nós não somos os nossos pensamentos. Pensamentos simplesmente vêm à mente e nós temos poder de escolha de se deixar engajar ou não. Pensamentos (e sentimentos) não podem, portanto, serem controlados; ações e resultados, esses sim dependem da gente.

Tenha em mente que estas são habilidades que você aprenderá e desenvolverá, assim como tantas outras que adquiriu ao longo da vida. No começo pode ser mais difícil, mas com o tempo você terá respostas prontas para esses pensamentos que insistem em lhe incomodar e suas tomadas de decisões estarão mais automatizadas! O corpo alcança o que a mente acredita!