O que os olhos não veem, a boca não come! Organize o seu ambiente!

Você já ouviu aquele ditado “o que os olhos não veem, o coração não sente”? Ele serve também para os seus hábitos alimentares! De que forma? É simples: não deixe à vista o que não é pertinente consumir no dia-a-dia.

Não deixe alimentos tentadores perto dos seus olhos e de fácil alcance. Guarde-os em locais de acesso mais difícil e deixe por perto somente os alimentos permitidos pelo seu plano alimentar. 

Isso o ajudará a manter-se focado no seu processo de perda de peso, pois nem sempre você terá energia mental para resistir a certos alimentos, especialmente depois de um dia estressante ou cansativo, por exemplo.

Para isso acontecer de fato, é importante organizar sua casa e seu ambiente de trabalho! Como se faz isso?

Em casa, a primeira coisa a fazer é se desfazer de alimentos que possam prejudicar o seu emagrecimento. Uma boa alternativa é doá-los. Senão, você pode colocá-los na parte de trás da prateleira ou bem no alto. Coloque o pote de sorvete lá no fundo do congelador, as bolachas recheadas das crianças numa gaveta ou numa parte do armário que você não fique abrindo e o chocolate naquele armário aéreo que você tenha que pegar o banquinho para alcançar! Quando não enxergamos alimentos tentadores, fica mais fácil resistir a eles. Isso pode ajudar especialmente aquelas pessoas em que o maior gatilho do desejo é comer é o contato visual com o alimento.

Se você compartilha a cozinha com outras pessoas (pais, filhos, cônjuge, irmãos…), precisará pedir a elas para não trazerem os alimentos tentadores para dentro de casa. Caso as pessoas da família não concordem com isso, a saída será mesmo organizar uma parte do armário só para você, em que contenha os alimentos adequados ao seu plano alimentar.

Outra ideia é reorganizar seus pratos e talheres de modo que você utilize utensílios menores, pois pesquisas comprovam que quem come em pratos grandes ou com talheres maiores, tende a comer mais.

A ideia é reduzir os estímulos ambientais. Encontrar soluções criativas, especialmente para lidar com as outras pessoas da casa, será essencial.

Já no ambiente de trabalho, além de manter com você somente alimentos saudáveis, há estímulos de diversos lugares. São os colegas que oferecem algo para comer, ou que beliscam o dia inteiro, uma padaria próxima onde todos costumam comprar lanches ou um refeitório, uma máquina de vender produtos, entre outros.

Nestes casos, você pode pedir ajuda para as pessoas para que elas colaborem com o seu plano alimentar. Pode também sugerir uma campanha em prol de uma alimentação mais saudável no seu local de trabalho!

Pensamentos sabotadores sobre o fato de ter que contar para as pessoas que você está tentando emagrecer podem surgir. Mas, afinal, qual o problema em compartilhar isso com outras pessoas? Se mesmo assim você não quiser falar para as pessoas que o motivo da organização do ambiente é o desejo de emagrecer, você pode apenas dividir com elas que está tentando comer de forma mais saudável, por exemplo.

Certamente, com a organização dos ambientes você conseguirá resistir às tentações com mais facilidade e muito menos sofrimento! Você pode estar pensando que é praticamente impossível eliminar todos os estímulos. E é. Com o tempo, você vai aprendendo a controlar mais a sua mente, ao invés de controlar o ambiente.