Extração de dente – dicas de alimentação

Quantos pacientes eu já tive que começaram um plano para emagrecer e no retorno voltaram dizendo que iriam retirar um dente e o dentista recomendou comer sorvete! Perdi a conta, tanto é que elaborei esse post! Vamos às dicas!

 

Café da manhã: batida de leite gelado com ou sem lactose (250ml de leite gelado + 2-3 col sopa de aveia + 1 fruta gelada). Se quiser, pode tentar um pão de forma branco ou integral sem casca bem macio com geléia (se for sem adição de açúcar, melhor) ou requeijão/creme de ricota, poderiam ser 2 fatias (e aí não precisa da aveia na batida).

Lanche da manhã: fruta gelada amassada (banana, mamão, abacate) ou suco de fruta gelado.

Almoço: preferir cremes de legumes, sopas, purês, frango desfiado, caldo de feijão, carne moída, peixes assados de carne bem macia, como tilápia, anjo, linguado, e sem espinhos. Temperatura branda.

Se der para manter os 4 grupos de alimentos no prato de almoço (carboidrato, proteína, leguminosa e vegetais) e nas mesmas quantidades, melhor. Exemplo: purê de batata, caldo de feijão com grão triturado, ovo mole, creme de moranga.

Lanche da tarde: idem café da manhã ou iogurte com fruta batidos no liquidificador com gelo ou ainda:

Sugestão de sorvete caseiro que pode ajudar a aliviar o desconforto: congele 2 bananas sem casca da noite para o dia. Bata no liquidificador com cuidado e auxílio de uma colher até virar uma pasta. Acrescente 6 morangos, 100-200g de iogurte (sem sabor, pode ser adoçado). coloque em potinhos de sobremesa no congelador por 4h. Outra alternativa é fazer picolés caseiros com sucos de fruta.

Jantar: idem ao almoço.

Ceia: idem ao lanche da manhã.

Ao invés de usar sorvete para aliviar a dor, faça gelinhos de suco (uva ou laranja ou outro) no formato do chocolate Língua de gato da Copenhagen, pois provavelmente você não conseguirá abrir muito a boca para colocar um cubo de gelo tradicional.