Náuseas e vômitos – Dicas de alimentação

Seja gestante, quimioterapia ou indisposição gástrica, essas dicas podem ajudar!

EVITAR

Refeições com odor forte.

Alimentos gordurosos (por tornar o esvaziamento gástrico lento).

Excesso de alimentos cítricos (depende a tolerância do indivíduo, alguns preferem alimentos cítricos).

Suprimir refeições (“pular” refeições).

Beber líquidos durante as refeições.

PREFERIR

Realizar várias refeições ao dia, de pequeno volume.

Beber líquidos gelados e/ou quentes (depende a tolerância do indivíduo).

Beber líquidos 30 a 60 minutos antes das refeições, para não atrapalhar o apetite.

Alimentos secos, simples e saborosos cairão bem, como biscoitos tipo cream-cracker, pão torrado.

Carnes magras e brancas (digestão facilitada).

Refeições simples, como sopas, macarrão, purês, arroz e batata.

Alimentar-se em local ventilado para evitar que odores fortes causem náuseas.

Repousar entre as refeições, na posição sentada.

Para enjôos matinais: ingerir os alimentos antes de levantar, como bolachas ou pão torrado.

O uso de balas e chá de gengibre pode ajudar a minimizar as náuseas.

Considerar sempre as preferências alimentares do indivíduo para estimular a alimentação.

Passado o período de náuseas, retomar a alimentação normal.

Se você é gestante e quer saber mais sobre alimentação, clque AQUI.

Nutrição e gastroenterologia: uma união muito importante!

By |2017-03-01T12:26:19+00:0026/01/2016|Categories: Alimentação, Nutrição e Saúde|Tags: , , , , |