Muffin de espinafre recheado

Receita bem versátil: boa como parte do almoço ou jantar, lanche ou pré treino.

  • 1 xícara (chá) de folhas de espinafre
  • 1/2 xícara (chá) de leite vegetal (não adoçado) ou leite de vaca
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ghee em temperatura ambiente (pode ser manteiga comum, caso você consuma leite normalmente ou não tenha a ghee)
  • 2 ovos, preferencialmente orgânicos ou caipiras
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz (de preferência integral, saiba como fazer em casa AQUI)
  • 1 xícara (chá) de farelo de aveia (quinoa ou amaranto caso queira opção sem glúten)
  • 1 colher (sopa) de chia
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (sopa) de sal marinho ou rosa

Recheio de sua preferência. Sugestões: cottage, tofu, pastinhas de legumes (veja algumas opções de receitas AQUI).

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de muffins (ou 8 forminhas individuais de empadinha) com manteiga e polvilhe com farinha. Se utilizar forminhas descartáveis (de cupcake) ou de silicone, não é necessário untar. No liquidificador, bata o leite e o espinafre. Junte os ovos e a manteiga e bata novamente. Acrescente as farinhas e o sal e bata mais um pouco. Desligue o liquidificador, adicione o fermento e misture com uma espátula. Coloque um pouco de massa em cada forminha, coloque o recheio de sua preferência, cubra com mais um pouco de massa e leve ao forno por 20 minutos. Comer acompanhando uma boa salada ou legumes quentes.

Valor nutricional da receita: 926 Kcal, 130 g de carboidrato, 37 g de proteína, 45 g de gordura, 209 mg de sódio. Se você fizer 8 muffins cada um terá 115 Kcal (sem contar o recheio).