Muffin de banana e aveia

Receita gostosa que vai manter teu foco na meta! Boa opção para lanche, ou parte do café da manhã.

  • 5 bananas (médias) bem maduras*
  • 4 ovos, preferencialmente orgânicos ou caipiras
  • 1 xícara de aveia em flocos – 90g
  • 1 colher (chá) de canela em pó – 1g
  • 2 colheres (sopa) de quinoa em pó ou em flocos – 16g (pode substituir por amaranto ou mais aveia caso não tenha quinoa)
  • 1 colher (chá) de fermento químico ou bicarbonato de sódio – 3g
  • 6 damascos secos (ou outras frutas secas como passas, ameixas, tâmaras) – 60g
  • 1/4 xícara de castanhas picadas (castanhas do pará, nozes, amêndoas) – 30g

*Se suas bananas não estiverem bem maduras, adicione 2 colheres de sopa (20g) de açúcar de coco ou mascavo ou demerara.

Misture os ovos com as bananas, a canela e a quinoa (e o açúcar, caso utilize). Adicione a aveia e bata mais um pouco. Adicione o fermento e misture com o auxílio de uma espátula, sem bater. Em seguida, adicione as castanhas e as frutas secas e misture. Leve ao forno (pré aquecido) em fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até as bordas dourarem.

Valor calórico da receita: 1100 Kcal, 177 g de carboidrato, 54 g de proteína, 51 g de gordura, 233 mg de sódio.

Se você fizer 6 muffins (comum pelas forminhas de cupcake) cada bolinho terá 183 Kcal.