Modo de fazer e de usar o Kefir de água e açúcar mascavo

Kefir é uma colônia de lactobacilos (já foram identificados mais de 21 cepas) e leveduras, alguns presentes apenas nos grãos de kefir. Os grãos têm aparência gelatinosa transparente ou amarelada, pela cor do açúcar e enrugada.

Modo de usá-lo:

Em recipiente de vidro, coloque 1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo para 3 colheres de sopa de grãos de Kefir e 250 ml de água mineral, filtrada ou fervida (sempre nesta proporção).

Tampe com a tampa e deixe fermentar por 24 horas em temperatura ambiente. Coe com um coador os grãos, beba todo líquido do copo e reinicie o processo.

O líquido deve ser ingerido em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, ou ao deitar, após 60-90 minutos da última refeição.

O líquido pode ser tomado em temperatura ambiente ou gelado (mas não deixe na geladeira por mais que um dia). Não misture a sucos de frutas, pela acidez.

Se você for viajar e não puder levar os grãos, mantenha o Kefir sem água e açúcar mascavo em vidro bem fechado com tampa. Se a viagem for mais longa que 2 a 3 dias, pode-se congelar os grãos.

Uma vez por semana convém lavar os grãos num coador em água corrente.

Os grãos multiplicam-se bastante principalmente na estação mais quente, assim pode-se doar porções de grãos para outras pessoas. Caso o tamanho dos grãos comece a diminuir, significa que estão perdendo a vida útil. O tipo de açúcar mascavo pode influenciar na vida dos grãos, portanto, se os grãos não se multiplicarem ou assumirem aparência estranha, troque a marca do açúcar.

Para quem sofre com muita flatulência, distensão abdominal e constipação (prisão de ventre), convém iniciar tomando meio copo apenas, nos primeiros 10 dias de uso, para evitar que esses sintomas piorem inicialmente. O restante pode ser desprezado ou você pode oferecer e partilhar com algum familiar.

O kefir de água com açúcar mascavo possui sabor levemente efervescente e ácido. Para alguns lembra caldo de cana, para outros, um refresco ou guaraná sem gás.

Para os que não toleram o sabor do kefir ou são diabéticos, podem ingerir um grão de kefir ao dia com água, como se fosse um comprimido. No entanto, é necessário realizar todo o processo de açúcar mascavo, água, fermentação de 24h, coar e reiniciar o processo, pois é o açúcar que mantém a colônia viva.

By |2017-03-01T12:22:28+00:0027/02/2016|Categories: Receitas|Tags: , , , , |