Mito ou verdade: É necessário comer de 3 em 3 horas?

É muito comum ouvirmos que uma das regras para seguir uma vida saudável ou emagrecer é se alimentar de 3 em 3 horas.

Mas será que isso faz sentido? É realmente necessário?

Segundo a nutrição comportamental (área da nutrição que tem abordagem de reeducação alimentar), deve-se comer quando se sente fome.

E de preferência, quando esta fome estiver leve ou média, para prevenir a fome extrema, já que essa nos torna irracionais, dificultando escolhas boas e o controle da quantidade (o que realmente é essencial).

Normalmente, é natural sentir fome de 3 em 3 horas, porque (a menos que a pessoa tenha exagerado na refeição anterior), a fome costuma aparecer de forma leve neste intervalo de tempo.

No entanto, se você almoçou às 12h e às 15h não estiver com fome ainda, espere. Isso é fundamental, porque se baseia no respeito ao próprio corpo.

Desde criança somos ensinados a nos “desconectar” do nosso corpo, dos nossos sinais internos de fome. Na escola, tínhamos que comer o lanche por mais que não tivéssemos fome, porque aquele era o horário “correto”.

Depois, profissionais de saúde nos dizem os horários que devemos comer, e muitas vezes respeitamos o profissional e desrespeitamos o nosso corpo (o que não faz sentido).

“Automatizar” as refeições, ficar de olho no relógio e prender-se a um papel de dieta não é recomendado para quem busca resultados sustentáveis a longo prazo.

Portanto, coma se estiver com fome. E se não estiver, não coma. Simples assim!