Mindfulness: o que é e quais são os benefícios

Mindfulness. Já ouviu falar? É uma prática meditativa que foi criada para reduzir estresse e ansiedade. Ela não tem relação com nenhuma religião, apesar de contemplar alguns princípios budistas, como “viver o momento presente”.

Esse livro aí é uma ótima indicação de leitura. Explica de forma clara a técnica, os benefícios, nos ensina como a nossa mente funciona, como os nossos pensamentos acontecem, é muito interessante e esclarecedor! E vem com um CD com várias meditações guiadas, e você pode baixar os áudios na internet também.

Mas o que isso tem a ver com nutrição e emagrecimento? Tem tudo! Já reparou que os nossos maiores sabotadores são nossos comportamentos ansiosos, preocupados e de recompensa? Tendemos a comer de forma diferente nessas situações, e por isso é tão importante termos alternativas mais saudáveis de lidar e de conviver com o estresse e com a ansiedade, que fazem parte da nossa vida.

Quando um paciente vem ao meu consultório, olho-o sempre como ele é: uma pessoa na sua totalidade! Muitas vezes os pacientes são vistos e reduzidos a um número de balança, um mero papel de dieta – no qual na maior parte das vezes ele não se reconhece -, ou uma meta de quilos a emagrecer.

Mas, somos muito mais! Somos tudo o que somos: o peso, os hábitos, os comportamentos e tudo mais o que vivemos e experienciamos! Não tem como nos separar em partes e sabemos como tudo isso influencia a maneira como nos alimentamos.

Mas, enfim, é comprovado cientificamente que a prática Mindfulness diminui ansiedade, depressão, melhora imunidade e aumenta os níveis de felicidade. Existem muitos estudos científicos e sérios realizados que comprovaram tudo isso.

Se você acha que não é capaz de meditar por que não consegue “esvaziar” a mente, fique tranquilo. O mindfulness desmistifica isso, e nos explica que na verdade isso não existe. A mente não pára mesmo, e o objetivo não é fazer a mente parar. O objetivo durante as práticas é ficar atento ao momento presente, e quando perceber que a mente devaneou, trazê-la de volta com a atenção à respiração, sem julgamentos ou críticos. Com a prática, você vai ver que o ato de “estar atento ao momento presente” estará permeando outros aspectos da sua vida, trazendo mais consciência, felicidade, tranquilidade, disposição e energia, o oposto de ansiedade, nervosismo, cansaço, irritabilidade, depressão…

Quando se fala em manter a atenção no momento presente e evitar que a mente esteja no futuro, não significa que o mindfulness não apoie planejar o futuro. Planejar o futuro é saudável e deve ser feito sim, mas preocupar-se excessivamente com ele, a ponto de deixar de viver o presente, não é saudável. Esse é o ponto!

As práticas são através de áudios guiados sem música de fundo. Os áudios podem ter diferentes objetivos: aceitação, conecção com o corpo, com o ambiente, ancorar a mente, e sugere-se a prática de 1 áudio 1 vez ao dia (no mínimo).

Sentir que não tem tempo para meditar é comum, por que afinal “já não tenho tempo para nada!” – é o que pensamos. Geralmente esse tempinho de 10-20 min precisa ser criado na nossa agenda. Mas, se você tem se sentido muito estressado, cansado, ansioso, nervoso, vale muito a pena criar e se dar esse tempo. Afinal, não tem custo, você pode fazer no conforto da sua casa, e é um tempo relativamente pequeno de dedicação.