Livro “Você tem fome de quê?”

Você não entende por que come demais? Quando viu já comeu?

Esse é um ótimo livro para compreendermos por que comemos demais. O próprio mestre Deepak Chopra entende que emagrecer é tornar mais consciente o processo de comer, e isso inclui ter consciência dos nossos pensamentos e sentimentos. Afinal, um pensamento leva a um sentimento, que leva a uma ação, e a ação repetida vira um hábito.

Segundo ele, quem come demais está preenchendo algum(ns) vazio(s) interno(s) e, enquanto não “acordarmos” para isso, continuaremos a “fazer dieta”, conduta que só piora a já existente desconecção com o próprio corpo. Ele diz isso por experiência própria, conta ele. Apesar de ser médico e hoje ser considerado um guru no mundo todo, ele já foi um médico bastante descuidado com a própria saúde. No passado ele trabalhava demais e, quando chegava em casa, comia e bebia demais – além de fumar, e acabou adquirindo bastante peso, problemas de saúde e precisou emagrecer. Foi quando ele se deu conta de quantos vazios internos ele estava preenchendo de forma disfuncional e automática, com a comida e a bebida alcoólica.

O livro tem uma abordagem comportamental da nutrição, com muitos conceitos de Mindfulness também, ambos abordagens recentes no Brasil. Fala sobre impulsos de comer, sobre a influência das emoções e das escolhas que fazemos. Sobre ter atitude e perceber o motivo antes de comer, sobre a armadilha das dietas e o quanto elas prejudicam nossa saúde mental (autoestima, por exemplo) e o nosso metabolismo.

A dieta que ele propõe no livro é a que ele segue: a dieta ayurveda. Obviamente você não precisa aderir à dieta, até por que é bastante diferente da nossa cultura. No entanto, os ensinamentos dele sobre o comportamento são realmente muito importantes.