Habilidade de identificar a saciedade: como está a sua?

Comer quando tem fome e parar de comer quando se sente saciado. O comportamento perfeito. A lógica é simples, não é mesmo? Infelizmente, não. A maioria das pessoas pensa que tem esta noção clara mas, na verdade, não é tão óbvio assim para elas. Afinal, se fosse tão fácil, não comeríamos (muito) mais do que devemos!

Bem, a maioria das pessoas não consegue identificar claramente quando está com fome e quando está satisfeito por que confundem outras sensações e sentimentos com a fome, e não sabem identificar o sinal interno vindo do estômago de que é o momento de parar de comer. As pessoas também comem além da conta por outros motivos, como, por exemplo, para ter certeza de que não sentirá fome até a próxima refeição ou pelo puro prazer de sentir a sensação de que comeu bastante, aquela sensação de estar cheio.

Se você tem dificuldade de emagrecer, pode ser que a sua definição de saciedade esteja distorcida e você pode achar, inclusive, que sentir algum desconforto “tipo cheio” após uma refeição é normal. Mas não é. O normal é você sentir-se bem, saciado, mas sem desconfortos de estufamento ou peso no estômago.

Quer saber um truque para saber se comeu demais? Imagine-se caminhando apressadamente logo após a refeição. Não conseguiria? Então você provavelmente exagerou. O normal seria você conseguir fazer uma caminhada a passos largos logo após comer.

Siga a sua intuição, observe-se

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que estar satisfeito é comer demais. Este é um dos pontos-chave que precisa ser modificado no modo de pensar. Quebrar este paradigma é fundamental para mudar esta mentalidade.

Estar satisfeito é sentir-se saciado, ou seja, nem cheio e nem com fome, é sentir-se confortável após comer. Estar estufado é estar com o estômago cheio e sentir incômodo, ou muito cheio a ponto de ter a necessidade de abrir a calça ou ter de caminhar ou ter dificuldade de respirar depois de comer.

As pessoas vão perdendo essa noção de saciedade com o tempo em função da ansiedade, da confusão entre fome e outras emoções, por comerem rápido ou distraídas, ou pela prática de dietas durante a vida, com o receio de confiar no seu próprio corpo e nos seus sinais internos, ou até mesmo quando se é bebê ou criança pequena, quando os pais ou responsáveis servem porções equivalente a de um adulto à criança, com a falsa ideia de que a criança precisa comer bastante, e a obrigam a comer tudo mesmo que a criança não queira mais comer (por que já estava satisfeita). Esses são alguns motivos que levam as pessoas a “aprender” a desrespeitar o próprio corpo e a se desconectar dos seus sinais internos de fome (já estou sem fome, posso parar de comer) e de saciedade (já estou satisfeito, se eu continuar ficarei estufado).

Portanto, para aprender a identificar quando você está satisfeito, você precisará se testar e se autoconhecer. Comer sem distrações, com a mente mais presente no momento da refeição (e não nos problemas, por exemplo), e consequentemente mais devagar, vão te ajudar a perceber o momento certo de parar (para saber mais clique AQUI e AQUI). Afinal, quantas vezes acontece de comermos rápido ou distraídos e quando nos damos por conta já comemos demais?

Podem surgir pensamentos sabotadores que vão impelir você a comer mais durante o processo ou quando você decidir que é a hora de parar. Por exemplo: posso sentir fome depois, é só um pouquinho, não posso deixar sobras no prato… Analise esses pensamentos racionalmente e lembre-se: se você está satisfeito, não precisa comer mais! Com certeza conseguirá esperar até o próximo momento de comer – sempre haverá uma próxima refeição! Se você terminar de comer uma refeição e sentir-se frustrado por “não poder” comer mais, pense que daqui a 3 ou 4 horas, quando a sua fome voltar, você comerá alguma outra coisa. Não é tanto tempo assim, não é mesmo?

Experimente comer sem exagerar e sinta a sensação agradável de ter comido na medida certa. Aos poucos, você irá quebrar essa associação de satisfação = exagero e não se sentirá em privação. Modificar o conceito de saciedade é importantíssimo, pois é um dos pontos chave para manter-se magro.