Fracione, Organize, Equilibre!

É muito comum o paciente, mulher ou homem, falar à nutricionista que não consegue emagrecer por que não consegue manter a dieta, que não consegue controlar a ansiedade, a voracidade, a compulsão, a gula… Outros falam que quase não comem e que continuam engordando e que deveriam ser magros pela quantidade de alimentos que comem ou pelo número de refeições que fazem. Por que será que tudo isso acontece?
Em geral as pessoas que alegam estas situações realizam uma alimentação diária bastante desequilibrada, repetitiva, desorganizada.
Todos nós conhecemos alguém que cumpre a seguinte rotina alimentar: nunca faz café da manhã e lanche no meio da manhã, faz um almoço desequilibrado, com excesso de carboidratos e às vezes quantidades exageradas, não faz lanche da tarde e, quando chega do trabalho, “devora” tudo, principalmente carboidratos e doces (novamente uma “refeição” desequilibrada)!
É claro que o desfecho do dia será a compulsão à noite, pois não há organismo que agüente esse tipo de rotina alimentar. A tendência desse indivíduo é engordar cada vez mais e desenvolver deficiências nutricionais… O que vai engordá-lo ainda mais!
Às vezes brinco com os pacientes dizendo que se deve evitar a rotina no casamento, mas que na alimentação ela é fundamental seja para emagrecer, manter o peso ou a saúde. Leia-se aqui “rotina” como as características de organização da rotina alimentar, mas com muita harmonia e variedade de alimentos (não a rotina dos alimentos repetitivos).
Como nutricionista, sigo três princípios básicos na elaboração de dietas para Reeducação Alimentar, que são: fracionar, organizar, equilibrar. Veja só:

– Fracione: faça 5 a 6 refeições ao dia e coma menos em cada uma delas. Assim, a sua fome estará sob controle e o metabolismo ativo.

– Organize: se você passa o dia fora de casa, separe na noite anterior lanches práticos para o trabalho, evitando comer lanches vendidos no comércio. Ao invés de almoçar lanches, leve almoço de casa ou almoce em um restaurante que preze pela saúde do cliente. Respeite os horários!

– Equilibre: consuma alimentos dos 5 grupos básicos, baseados na Pirâmide Alimentar: frutas, verduras, cereais, leite e derivados, carnes e varie muito. Por exemplo: varie as frutas e verduras, varie o tipo de carne, etc. Não é necessário retirar doces ou frituras totalmente, você pode comê-los com menos freqüência e com moderação.

Você sabia que à medida que comemos menos grupos de alimentos e que diminuímos a variedade dos alimentos destes grupos, aumenta a nossa tendência para engordar?
Isso acontece devido ao desequilíbrio da alimentação, que leva a carência de muitos nutrientes e, como conseqüência, torna o metabolismo mais lento, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento. Nesses casos, é necessário identificar os nutrientes carentes e corrigir a deficiência, através da própria alimentação ou suplementá-los por algum período.
Então, o segredo é: comer de tudo, mas não tudo todos os dias! Use o bom senso! Isto é a Reeducação Alimentar! Existe algo melhor e mais efetivo que isso? Não!
O profissional nutricionista também precisa ter bom senso: entender a rotina dos seus pacientes para organizar a alimentação deles de acordo, otimizando os princípios da Nutrição e facilitando a adesão dos pacientes.
Portanto, lembre-se sempre: o organismo precisa estar bem nutrido até para emagrecer, e mais, estar bem nutrido também é uma questão de saúde, de qualidade de vida, de estilo de vida…
E se eu fosse você, avaliaria bem o quê e a forma como está comendo!