Exercício prático para ajudá-lo a seguir o seu plano alimentar e emagrecer

Já falamos em posts anteriores sobre os princípios da abordagem cognitivo comportamental, como controlar a mente e enfrentar os pensamentos sabotadores para obter sucesso no seu processo de emagrecimento.  Mas como colocar tudo isso em prática? Neste e nos próximos posts, vou apresentar dicas ainda mais objetivas!

A abordagem cognitivo comportamental trabalha com atividades práticas, que auxiliam a manter o foco, se auto motivar e a manter a programação mental para seguir o plano alimentar. Para isso, é imprescindível registrar. Registrar o quê? Os reais motivos pelos quais você deseja emagrecer.

O primeiro passo, portanto, é elaborar o que chamamos de lista de vantagens para emagrecer. Nela, serão registradas mensagens e motivos que ajudam a manter-te no foco e controlar os pensamentos sabotadores do emagrecimento. Para fazer este registro, é importante ter claro para si os motivos pelos quais se deseja emagrecer. Por que você quer emagrecer? Quais as vantagens de emagrecer? São esses os objetivos que irão motivá-lo, fazê-lo seguir em frente e chegar à sua meta.

É um exercício simples, porém, fundamental. Pense nos reais motivos que levam você a querer emagrecer. É importante listar o maior número possível de motivos e ser o mais específico possível. Por exemplo: com a perda de peso, me sentirei mais bonito, voltarei a dançar, terei mais saúde e disposição, entre outros.

A proposta é ler esta lista diariamente duas vezes ao dia, em horários determinados, especialmente no início do seu tratamento. Ter à mão a lista pode ajudar nos momentos de dificuldade, por exemplo, quando surgir alguma tentação ou desejo incontrolável de comer e, sobretudo, quando você se sentir desmotivado.

Para manter o hábito de ler, você pode utilizar diferentes artifícios, como colar a lista no seu computador ou enviar a si mesmo por e-mail, colar um bilhete no espelho ou geladeira, programar um alarme no seu telefone, entre outros. Escolha o que for realmente eficaz na sua rotina. O importante é não deixar de ler.

Não deixe de seguir esta dica, registre os seus motivos e tenha-os à mão. Eles serão o seu norte durante o seu processo de emagrecimento. Ter claro na nossa mente os motivos pelos quais desejamos algo nos dá garra e foco!