Estresse: como lidar melhor?

Como todo mundo, você sofre diariamente com situações estressantes, seja no ambiente profissional o pessoal de sua vida. O estresse faz parte do nosso dia a dia e, por isso, precisamos aprender a conviver com ele da melhor maneira possível.

Quem está em processo de perda de peso e adequação a um plano alimentar e/ou a uma nova rotina de alimentação e exercícios físicos, pode se ver, muitas vezes, em situações que geram estresse.

Para controlar o nível de estresse na sua vida, você precisa, em primeiro lugar, estabelecer prioridades. Se achar necessário, escreva em um papel as tarefas e atividades que precisa desempenhar e estabeleça um grau de importância para cada uma delas.

Mude os seus conceitos:

Muitas vezes, somos muito exigentes conosco, queremos sempre dar o nosso melhor, resolver as situações e dizer sim às pessoas. Porém, seja realista: isso não é possível, em grande parte das vezes. Acontece que, às vezes, criamos inconscientemente regras irracionais, tais como “não posso decepcionar as pessoas”. As vezes permitimos que essas regras se tornem muito rígidas. Isto só faz com que tenhamos muito estresse para atingir nossos objetivos pessoais.

Modificar regras como essa é muito importante para reduzir o estresse. Primeiro, identifique as suas regras irracionais. Experimente flexibilizá-las e, principalmente, não se cobrar quando algo não sai como o planejado. Você não precisa estar sempre disponível, nunca decepcionar as pessoas ou resolver tudo sozinho. Aprenda a dizer alguns ‘nãos’ para as pessoas e também contar com ajuda e delegar tarefas, quando necessário.

Além disso, analise as regras que você possui em relação às outras pessoas. Muitas vezes, criamos expectativas irreais e esperamos das pessoas atitudes e sentimentos que elas não poderão nos dar. Se você pensa coisas que as outras pessoas “deveriam” ou “não deveriam” fazer, preste atenção.

Reconheça que você não tem todo – ou nenhum – controle sobre as outras pessoas ou determinadas situações. Provavelmente você não conseguirá mudar as outras pessoas, mas conseguirá mudar os seus pensamentos e expectativas. Você não precisa reduzir as expectativas a zero, apenas reduzi-las para que o nível de estresse não seja tão elevado. 

Outra coisa muito importante, inclua ou retome algum hobbie e traga mais prazer e lazer para o seu dia a dia. É comum estarmos vivendo no piloto automático trabalhando muito e cumprindo com compromissos e obrigações, cada vez mais deixando de lado momentos de relax, como ouvir uma música, simplesmente olhar o movimento pela sacada do apartamento. Pense em pequenas coisas que você goste, elas não precisam custar caro, nem exigir muito esforço.

Extra: teste o seu nível de estresse clicando aqui nesse POST.

By | 2018-07-21T19:06:12+00:00 13/01/2017|Categories: Bem Estar, Nutrição e Saúde|Tags: , , |