Espelta!

Espelta é uma espécie de grão que pode substituir o trigo, ela é chamada de trigo-vermelho e já foi muito consumida em algumas regiões da Europa antigamente (no começo do século XX), pois era muito comum em países como Alemanha, Suíça e Áustria. Mantinha-se muito resistente no campo e adaptava-se a solos e climas desfavoráveis. Mas apresentava um baixo rendimento. Foi aí que todas as atenções se concentraram no trigo!

As subespécies de Triticum têm surgido como opções ao trigo comum.

Entenda: o trigo que usamos no Brasil para produção de pães é o Triticum aestivum. Já o mais indicado para a produção de massas é o Triticum durum.

Ambos possuem propriedades tecnológicas diferentes e são adequados a diferentes produtos. Mas não é regra!

A espelta é prima do trigo – é o Triticum spelta!

Aqui no Brasil a espelta não é muito divulgada, porém aos poucos vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros, sendo acrescentada nas receitas tradicionais. A espelta e outros grãos “primos” possuem um maior conteúdo de proteína, lipídeos, fibra solúvel e minerais quando comparados ao trigo comum.

Ela é nutricionalmente mais rica que o trigo, por ter fibras, vitaminas do complexo B e ter a presença de diversos minerais como o Cobre, Magnésio, Fósforo e o Ferro. Seu alto teor de proteínas também faz ela ganhar reconhecimento, além de ser hidrossolúvel e de fácil digestão.

O consumo desse grão traz várias vantagens para a saúde. Pode ser útil para quem deseja melhorar o trânsito intestinal e a regular o índice glicêmico, por conter fibras. Outro benefício, é as vitaminas do complexo B, servindo para a melhora do sistema imune, visto que este grão é rico em Vitamina B3 que possui ação bacteriana ajudando o corpo na defesa contra possíveis doenças.

Por ser hidrossolúvel e de fácil digestão, podemos dizer que este grão consegue acelerar o metabolismo e dessa maneira reduzir o LDL (colesterol ruim). Ele possui pouca quantidade de glúten, facilitando a digestão.

Este grão possui um sabor adocicado e pode ser consumido de várias maneiras e ser adicionado a diversas receitas. Em casas de produtos naturais, podemos encontrar em formas de grão, farinha ou broto.

O grão é a opção mais rica em proteína e vitaminas do complexo B, ela pode ser acrescentada nas sopas. A farinha, se comparada com a de trigo contem menos glúten, podendo ser utilizada pelos pacientes com intolerância leve em qualquer receita. O “problema” da espelta é que o tipo de proteína do grão não permite a obtenção de pães tão macios quanto os pães produzidos com trigo. Isso se deve às prolaminas das espelta, uma das proteínas envolvidas na formação da rede do glúten.

Por fim, o broto devido a germinação é capaz de destruir amidos resistentes facilitando a digestão, ele pode ser cozido e servido como acompanhamentos nas saladas de legumes, por exemplo.

Agora que já descobrimos os benefícios para a saúde, que tal provarmos uma receita com a farinha de espelta, ?!  :

Panqueca de framboesa com farinha de espelta

Ingredientes:
1/2 queijo minas, 1 ovo, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 6 colheres de sopa de farinha de espelta, 1 colher de chá de fermento em pó,  80 ml de leite, 1 colher de sopa de óleo arroz ou de algodão, framboesas in natura, iogurte natural para acompanhar.

Preparação:

Num robot de cozinha ou num liquidificador, triture o queijo minas. Junte o ovo, o óleo e o leite e misture bem.
Adicione a farinha, o açúcar, o fermento. Envolva bem os ingredientes de forma a que fique uma massa bem homogênea. Numa fritadeira anti-aderente, coloque um pouco de massa, apenas para cobrir o fundo da frigideira.
Adicione algumas framboesas. Quando começar a massa a borbulhar, vire para que cozinhe do outro lado.  Sirva com iogurte natural.

Fonte da receita: blog Meu Report

Esse texto teve a participação da engenheira de alimentos Dra Carolina Assumpção.

By |2017-09-28T11:23:07+00:0028/09/2017|Categories: Receitas|Tags: , , |