Você costumar sofrer com prisão de ventre (constipação)? A alimentação pode ajudar você!

Uma pessoa constipada antes de mais nada precisa avaliar a própria alimentação e hidratação. Normalmente os casos de constipação se resolvem cuidando esses dois fatores. No entanto, muitas pessoas acham que são constipadas por não evacuarem diariamente. Saiba que é considerado normal evacuar de 3 em 3 dias até 3 vezes ao dia, considerando que as características das fezes estão normais, como o formato (deve ser de uma “banana”), a cor (o normal  é marrom), o odor (dentro do normal, e não fétido), sem dor, sem sangramentos, sem esforço, e sem ficar com desconfortos, como distensão. Se a qualidade da sua evacuação estiver “ok”, então não é necessariamente um problema que você não evacue seus intestinos to-dos-os-dias! Até por que algumas pessoas têm o intestino mais longo que outras, o que pode fazer com que leve mais tempo para eliminar as fezes. Veja alimentos que podem te ajudar ou te atrapalhar:

ALIMENTOS CONSIDERADOS LAXATIVOS – PREFERIR

Abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanhas-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, farinha de aveia, farinha láctea, fubá, feijão, figo, frutas secas, geléias, gema de ovo, grão-de-bico, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, melado, morango, nozes, palmito, passas, pimentão, quiabo, tangerina, uva, vagem.

ALIMENTOS CONSIDERADOS CONSTIPANTES – EVITAR

Aipim, amido de milho, banana prata e maçã, batata inglesa, biscoito de sal, cará, caju, cevada, chás diversos concentrados, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de arroz.

COQUETÉIS LAXATIVOS CASEIROS E NATURAIS QUE NÃO AGRIDEM O SEU INTESTINO

Os coquetéis abaixo são nutritivos, não produzem efeitos colaterais e nem provocam interações nutricionais com fármacos, como os laxantes químicos, portanto, não comprometem o estado nutricional.

Coquetel laxativo 1:

Ingredientes: 5 ameixas pretas sem casca, 120 g de mamão sem casca e sem semente, 1 laranja pequena sem casca e sem semente, 2 colheres de sopa de iogurte ou creme de leite, gelo picado à vontade. Modo de preparo: em 50 ml de água, colocar as ameixas e deixar de molho na geladeira de véspera. Liquidificar tudo e tomar em jejum pela manhã.

Coquetel laxativo 2:

Ingredientes: 1 cenoura pequena, 1 maçã pequena com casca, 1 laranja pequena sem casca e sem semente, 1 tomate sem semente, 2 colheres de sopa de aveia em flocos, água para diluir a gosto, adoçar a gosto. Modo de fazer: liquidificar tudo e beber em jejum pela manhã.

Coquetel laxativo 3:

Ingredientes: 5 ameixas pretas, 1 colher de sopa de creme de leite ou iogurte, 1 laranja de mais ou menos 100 g sem casca e sem semente, 1 fatia média de mamão sem casca e sem sementes, 1 copo de água, 1 colher de sopa de farelo de aveia. Modo de preparo: colocar as ameixas de molho de véspera na geladeira. No dia seguinte, liquidificar as ameixas sem os caroços, acrescidas da laranja, mamão e o creme de leite. Liquidificar, colocar em copo duplo, completar o volume com água gelada e acrescentar o farelo de aveia. Ingerir, de preferência em jejum.

Nutrição e Gastroenterologia: uma união muito importante!