Precisando desintoxicar? Existe uma orientação correta e segura para isto!

Modismos a parte, desintoxicar o corpo significa não sobrecarregar o seu fígado com alimentos fontes de produtos químicos, corantes, conservantes, e sim manter uma alimentação natural, com produtos orgânicos e de alta densidade nutricional, com “alimentos de Deus” ou “da terra”, como dizem ! Para evitar esta sobrecarga também é importante evitar ambientes poluídos, cuidar a qualidade da água que ingere, evitar uso de microondas… É, na verdade, um estilo de vida.

A dieta dura 13 dias e é completamente natural. Deve ser muito nutritiva, rica em frutas e vegetais variados (orgânicos), alimentos integrais sem glúten e gorduras saudáveis (azeite, abacate, oleaginosas, linhaça). Como fonte de proteínas apenas peixes (não de cativeiro) ou ovos caipira. Use o azeite apenas frio como cobertura no pão ou na salada. Para cozinhar use óleo vegetal de arroz ou de algodão. Beber muita água, chá verde (diariamente) ou sucos sem açúcar (35 ml por Kg de peso). Enfatizar consumo de: agrião, brócolis, couve-chinesa, couve-flor, couve-verde, mostarda, nabo, rabanete, repolho, rúcula, alho, que são desintoxicantes.

Não consumir gado, frango, vísceras, embutidos, café, leite e derivados, alimentos gordurosos ou ricos em gordura trans/saturadas (industrializados), nem açúcar, adoçantes, doces em geral, produtos de padaria, etc. Não consumir alimentos que contenham glúten, bebidas alcoólicas, refrigerantes ou sucos artificiais.

 PERÍODO “A” – dura 5 dias

CAFÉ DA MANHÃ: frutas, fibras como aveia, linhaça, chia, quinoa, amaranto. Pão integral sem glúten, tapioca ou biscoitos de arroz “salgado”, mel, geléia de chia com suco de uva, pasta de grão de bico ou de ovo, chá ou suco natural ou suco verde.

Suco verde: suco de meio limão, 1 pedaço de folha de couve verde, 1 copo de água e/ou água de coco sem adição de açúcar. Liquidificar. Beber pelo menos 1 copo ao dia. Pode “incrementar” mais o suco. Colocar uma cápsula de 500 mg de clorela ou spirulina platensis e até colocar o chá verde no suco (mais diluído).

Geléia de chia: 100ml de suco de uva integral de vinícola, 3 colheres (sopa) cheias de chia. Deixe 24h na geladeira em um vidro fechado para gelatinizar. Pode usar linhaça também.

Pasta de grão-de-bico: 2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido e escorrido, 4 dentes de alho amassados, 1 pitada de sal e salsa picada. Coloque os ingredientes no copo do liquidificador e vá ligando e desligando o aparelho até obter uma pasta. Se for necessário pingue um pouco de água ou de azeite de oliva.

LANCHE DA MANHÃ: Frutas, oleaginosas, barras de sementes ou linha Love da Harts, bolachas de arroz.

ALMOÇO: Arroz integral ou batata (inglesa, doce, baroa, salsa) ou aipim ou polenta ou macarrão de arroz. Leguminosa (feijão ou lentilha sem gordura, ervilha, grão de bico, vagem). Atum ou sardinha (pode ser enlatado) ou outro peixe (não de cativeiro), ou ovo caipira (cozido – 2 unidades). Utilize temperos naturais e sal marinho. Muita salada variada com azeite de oliva extra virgem. Chá verde ou suco natural ou suco verde. Sobremesa: tâmaras, barra de alfarroba ou brigadeiro de oleaginosa com tâmaras ou sorvete caseiro de banana com morango.

LANCHE: Frutas, com aveia, linhaça, quinoa, amaranto, oleaginosas sem sal, barras de sementes ou linha Love, bolacha de arroz, tapioca com recheio de banana e chia.

JANTAR: Pão integral sem glúten. Azeite de oliva extra virgem. Peixe ou ovo cozido, conforme o que consumiu no almoço. Muita salada variada com azeite de oliva extra virgem. Chá verde ou suco natural ou suco verde. Ou repetir o almoço.

PERÍODO “B” – dura 3 dias

CAFÉ DA MANHÃ: Frutas com aveia, quinoa, amaranto, linhaça, chia. Pão integral sem glúten, biscoitos de arroz, tapioca, mel, geléia de chia com suco de uva, pasta de grão de bico. Chá verde ou suco natural ou suco verde

LANCHE DA MANHÃ: Frutas, oleaginosas sem sal, bolacha de arroz, barras linha Love.

ALMOÇO: Arroz integral ou batata (inglesa, doce, baroa, salsa) ou aipim ou polenta ou macarrão de arroz. Leguminosas. Muita salada variada com azeite de oliva extra virgem. Chá verde ou suco natural ou suco verde.

LANCHE: idem café da manhã.

JANTAR: idem almoço.

CEIA: idem lanche da manhã.

PERÍODO “C” – dura 5 dias

Repetir o período “A”

 

Fonte: materiais elaborados a partir das aulas de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, ministradas pelo professor Nut Gabriel de Carvalho.

By |2016-08-29T17:21:28+00:0012/01/2016|Categories: Alimentação, Nutrição e Saúde|Tags: , , , , , , |