Crie tempo e disposição para emagrecer

Entre os tantos esforços que o emagrecimento envolve, dedicar tempo e energia é uma das tarefas mais desafiadoras. Exercitar-se, por exemplo, pede tempo. Você precisa ir até a academia, preparar-se, praticar a aula ou exercício e retomar o caminho para casa ou trabalho – algumas vezes ao longo da semana.

Mas não é somente isso. A própria alimentação requer tempo. A começar pela compra dos ingredientes do plano alimentar/cardápio. Ir ao supermercado, procurar, selecionar. Depois, vem a preparação dos alimentos. Por fim, é sabido que se deve reservar tempo suficiente para comer as refeições com calma.

Porém, como quase todas as pessoas do mundo, você corre contra o relógio. Tem trabalho, estudo, família, casa e uma porção de atividades para realizar em prazos apertados. E aí, como faz? Bom, mais do que organização, você precisa de disposição!

Nesse contexto, pensamentos sabotadores surgem com facilidade. “Já não tenho tempo para nada! Imagina para seguir meu plano alimentar!”. Contudo, é preciso driblar estas ideias negativas. E como a disponibilidade e a energia não se criarão por si só, você necessitará de mudanças.

Agende e organize 

Com a ajuda do seu nutricionista, calcule o tempo que precisa para se dedicar ao emagrecimento. Após, escolha uma agenda ou aplicativo de sua preferência para anotar e agendar as atividades diárias e semanais. Agende o momento do dia/semana que irá realizar essas atividades e empenhe-se para colocá-las em prática.

Se sua agenda já estiver lotada, revise-a e selecione o que pode ser eliminado. Traçar uma lista de prioridades, dividindo-as em atividades essenciais e secundárias (são aquelas desejáveis e altamente desejáveis) pode auxiliar. Registre quanto tempo do dia você perde assistindo TV, olhando redes sociais, e outras atividades que podem ser reduzidas ou eliminadas. A colaboração de quem convive com você também será essencial, pois você poderá delegar algumas tarefas ou pedir ajuda, como cuidar dos filhos, buscá-los na escola, executar tarefas domésticas, entre outros.

Enfrente

Todas estas transformações no seu dia a dia podem parecer complexas ou, até mesmo, aparentemente impossíveis. O receio de incomodar quem mora com você ou não querer abandonar alguma atividade secundária (desejável ou altamente desejável) limitará a sua evolução. Romper essas barreiras é mais um dos passos importantes para o sucesso do emagrecimento.

Caso você não goste de agendamentos, entenda que emagrecer exige, sim, programação, e lembre que isto tudo valerá a pena, pois é o seu objetivo. Todos os objetivos para serem alcançados exigem dedicação de tempo e energia. Provavelmente foi assim que você se formou na faculdade, não é mesmo? Dedicando tempo e energia… E se você pensar que não consegue arrumar tempo, lembre que o excesso de peso é algo que você quer deixar para trás, e que para vencer esta ameaça à sua saúde é preciso fazer o que é necessário ser feito!