Como inserir exercícios na rotina de forma saudável e gradual

Embora muitas pessoas tentem emagrecer apenas com o programa alimentar, a prática regular de exercícios físicos é fundamental. Associada ao programa alimentar, ela tem vantagens inquestionáveis para a sua saúde e qualidade de vida. Os exercícios aliviam o estresse e a ansiedade, o que pode, por sua vez, controlar o apetite e as emoções negativas em relação ao emagrecimento.

O exercício, inclusive, pode ajudar a aderir mais facilmente ao plano, pois você poderá se sentir ainda mais focado e motivado. Você já deve ter ouvido alguém falar: “Eu fiz exercício, vou comer direitinho”, dessa forma, melhora a motivação para cuidar da alimentação. Mas também há quem pense assim: “Já que eu fiz exercício, posso me permitir”. Concluindo: exercício vai ajudar sim a emagrecer se a pessoa tiver comportamentos funcionais em relação a ele.

Sem falar, claro, que os exercícios farão com que você queime calorias – que, afinal, é o seu objetivo! – e preserve o seu tecido muscular – outro objetivo muito importante para terminar o emagrecimento sem flacidez e com o metabolismo a “todo vapor”!

De fato, não fazer exercício não é um impeditivo para emagrecer, afinal, 70-80% do emagrecimento é resultado do cuidado com alimentação. No entanto, se você não fizer exercícios, não contará com os benefícios deles e pode chegar à meta com mais flacidez e com o metabolismo lento, e aí você corre o risco de voltar a engordar.

Comece!

Antes de qualquer coisa, assim que você decidir começar a se exercitar, consulte um profissional da saúde para fazer uma avaliação.

Você pode optar por frequentar uma academia, praticar ioga, natação, corrida, caminhada ou qualquer modalidade que lhe agrade. É fundamental que, em primeiro lugar, seja uma atividade da qual você goste, caso contrário é muito provável que você desista dela em seguida. Quando fazemos um exercício que não gostamos e com o único objetivo de queimar calorias para emagrecer, acaba virando punição! Seja gentil com você mesmo: escolha um exercício que você realmente goste de fazer e que seja, antes de tudo, por saúde e bem estar. Queimar calorias será conseqüência! E comece aos poucos. Se você é sedentário e de um dia para o outro decide que vai emagrecer e malhar todos os dias, o exercício acabará se tornando um fardo e você vai acabar abandonando-o de novo. Outro ponto muito importante é respeitar o corpo se você sentiu alguma dor, e não fazer exercício a ponto de ficar tão dolorido que impede a prática por vários dias seguidos depois. Isso contribui pode contribuir para abandonar também.

Se preferir, você pode fazer exercícios espontâneos (ou informais). O que são exercícios espontâneos? Todos aqueles que você pode inserir na sua rotina e praticar no seu dia a dia. Experimente ir ao seu destino a pé, sempre que possível, por exemplo. Opte pelas escadas ao invés do elevador. Desafie-se sempre a caminhar mais.

Se a sua rotina anda muito atribulada e você está tendo dificuldade de encaixá-lo no seu dia, repense seus horários e prioridades. Talvez seja necessário acordar mais cedo, rearranjar alguns compromissos, delegar ou eliminar atividades menos relevantes. Seja criativo! Pense nos exercícios como algo que deve ser inserido na sua rotina, não como algo opcional. Tenha uma programação para eles com horários determinados, como se fosse um compromisso.

Na hora de ir ao exercício, podem surgir muitos pensamentos ou sentimentos sabotadores, como preguiça, ou de priorizar outra atividade que nem urgente é. Procure não engajar em pensamentos não produtivos e pensar nos benefícios que terá se exercitando.

Crie estratégias para que você não burle. Por exemplo: se passar em casa após o trabalho para se trocar e ir à academia é um motivo para acabar ficar em casa, comece a levar a roupa de ginástica para o trabalho e depois vá direto. Se ao acordar de manhã para se exercitar dá preguiça, já deixe a roupa de ginástica ao lado da cama e, ao acordar, vista-a assim que levantar. Assim por diante. Eu, por exemplo, preciso fazer exercício em locais próximos ao trabalho e se for no fim dia, quando já estou cansada, eu burlo. Então, faço no prédio do meu trabalho, às 11h, com hora marcada e sei que a minha professora está me aguardando.

Se você ainda não faz exercícios pelo menos três vezes por semana, organize-se e planeje uma rotina de atividades físicas. Veja esse vídeo do Dráusio Varela falando sobre exercícios e as corridas que ele pratica! Clique AQUI.