Como fazer sopa de legumes

Sopas nem sempre são pouco calóricas como as pessoas pensam, ou às vezes podem ser tão ralas ou incompletas que, em seguida, a pessoa está com fome e quando vê está onde? Na cozinha buscando o que comer! Então, vou te ensinar como fazer uma sopa equilibrada, que dê saciedade e não seja calórica demais.

Separe quantos vegetais quiser do grupo A: abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, berinjela, brócolis, cebola, chicória, chuchu, cogumelos, couve, couve-flor, espinafre, mostarda, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, tomate. Eu sei que provavelmente você não vai botar rúcula, alface na sopa, mas estas folhas também fazem parte do grupo A.

Agora separe 1 vegetal do grupo B: moranga, abóbora, cenoura, beterraba, nabo, quiabo.

Separe 1 carboidrato: mandioca/aipim, arroz, batata inglesa ou doce ou outro tipo de batata, milho, quinoa em grãos, macarrão. Se não quiser colocar, ok.

Separe 1 leguminosa: as que mais combinam com sopas são ervilhas, vagens, grão de bico. Feijões e lentilhas são leguminosas mas normalmente não coloca em sopas de legumes.

Separe 1 carne: seja gado ou frango, ou ovos, que você pode cozinhar na sopa ou comer ovos cozidos como acompanhamento.

Pique os vegetais e reserve. Separe uma panela grande. Coloque água para ferver. Tempere a carne (se for colocar na sopa) e “frite” com tomate e cebola. Coloque água quente na panela e coloque os legumes. Você pode colocar primeiro os que demoram mais para cozinhar e mais no final do cozimento, o que cozinham mais rápido. Tempere com bastante temperos naturais, como alecrim, manjericão, cúrcuma, tempero verde, louro, etc e ao final, ajuste o sal. Use preferencialmente sal marinho. Deixe cozinhar em fogo baixo, evitando deixar a sopa ferver.

Sirva-se de 2-3 conchas médias cheias de legumes, 100g de carne (ou 2 ovos) e caldo à vontade.

Sobre o valor calórico, fica um pouco complicado de calcular por que depende das quantidades dos alimentos que você vai usar. Mas, os vegetais do grupo A quase não tem calorias, os vegetais do grupo B têm em média 20 kcal a porção (3 col sopa), os carboidratos têm em média 90 kcal a porção (3 col sopa de arroz, 1 pegador de macarrão, 1 batata pequena…), as leguminosas têm 70 kcal a porção (3 col sopa de ervilha, 5 vagens…), e as carnes têm 200 kcal a porção (100g de gado/frango/ovos). O valor calórico fica semelhante ao de um prato de comida de almoço normal, que tem em média 280 kcal (300g de comida).  A mesma quantidade de sopa de capelete (massa/macarrão) tem 420 kcal, e não dá a mesma saciedade, sem falar que é super desequilibrada (e só macarrão). Já uma sopa de tomate de 60 kcal, no entanto, provavelmente em seguida você vai estar com muita fome e estará comendo muitas outras coisas, superando o valor calórico se tivesse comido uma sopa completa.

 

By |2018-05-08T11:40:09+00:0008/05/2018|Categories: Receitas|Tags: , , , |