Comer mais no inverno: é mesmo necessário?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que no frio é necessário comer mais, porque nosso corpo gasta mais energia para se aquecer na estação fria.

Mas sabia que isso é um mito, quando falamos do frio aqui no Brasil?

As temperaturas daqui não são baixas o bastante a ponto de ser necessário ingerir mais calorias (diferente de outros países, onde realmente o inverno castiga e o período de frio é muito mais longo).

O que acontece normalmente é que comemos pelo conforto, e frequentemente pecamos pelo excesso.

Comemos porque a situação é conveniente, porque o sabor dos pratos nos agrada e porque (em muitas ocasiões) outras pessoas ao redor estão comendo e gostaríamos de nos sentir parte daquilo.

A melhor recomendação nestes casos é: saboreie devagar os alimentos, desfrute de cada refeição e coma com atenção plena. Desta forma, o prazer da refeição será prolongado e você saberá identificar melhor a saciedade, terminando de comer na hora certa.

Além disso, outra dica muito válida é aproveitar a estação mais fria do ano para preparar receitas quentes e leves, como sopas com legumes, saladas quentes (refogados de legumes), que são menos calóricas e aquecem. Aposte também em bebidas quentes, como os chás, que são fáceis de preparar e benéficos para a saúde geral.

Não use o inverno como desculpa, adapte-se a ele!