Coaching para emagrecimento e/ou saúde: o que é e como funciona?

Por que você não está conseguindo emagrecer ou ter mais saúde enquanto outras pessoas que você conhece conseguiram?
Todo indivíduo pode se tornar quem ele quiser através de seu potencial infinito, que, se usado plenamente, promove resultados extraordinários em todos os aspectos de sua vida, seja pessoal ou profissional. Mesmo com essa força realizadora inerente, a maioria das pessoas não consegue acessá-la, principalmente pela falta de autoconhecimento. Nesse sentido, entra em cena o profissional que tem como missão auxiliar estas pessoas a encontrarem a si mesmo, bem como suas potencialidades, para que despertem suas melhores versões – o Coach.
O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (Coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do Coaching está em fornecer suporte para que o indivíduo aprimore, se transforme e evolua. Assim como, auxilia-o a seguir na direção certa para seu estado desejado. O processo de Coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança. O Coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. Um profissional de Coaching deve ter primeiramente, uma formação de capacitação que contenha carga horária mínima de 80 horas, além de reconhecimento e certificação de credibilidade.
O processo de Coaching é realizado em sessões (encontros/reuniões) sejam elas, semanais, quinzenais ou mensais. O profissional aplica técnicas, ferramentas e perguntas poderosas para mobilizar seu cliente (Coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados. O objetivo é maximizar a performance do indivíduo como um todo, na vida pessoal e profissional.
Nichos de atuação do coach profissional:

Cada pessoa sente necessidade de mudança em um campo específico de sua vida, seja por algum problema existente ou simplesmente pelo desejo de ter melhores resultados no aspecto em questão.
Para atender de maneira precisa e efetiva cada perfil de Coachee e suas prioridades, existem diversos tipos de processos de Coaching, em que o Coach (profissional) pode se tornar especialista. Geralmente, o Coach opta em atuar no nicho em que possui maior afinidade, motivação, e principalmente, domínio técnico e prático em determinado assunto. Veja abaixo alguns exemplos de modalidades de Coaching. Podemos dividir em 2 grandes esferas – Coaching Pessoal e Business Coaching.
Entre as especialidades do coach pessoal estão:

  • Coach de Relacionamentos;
  • Coach de Inteligência Emocional;
  • Coach Financeiro;
  • Coach Espiritual;
  • Coach de Emagrecimento ou nutricionista coach;
  • Coach Esportivo.

Entre as especialidades do business coaching estão:

  • Coach Corporativo;
  • Coach de Performance;
  • Coach de Carreira;
  • Coach de Equipes;
  • Coach de Liderança;
  • Coach de Vendas.

O coaching no emagrecimento é muito eficiente. A abordagem utilizada faz o indivíduo pensar e criar soluções para os obstáculos, trabalha crenças limitantes (você tem pensamentos do tipo: “eu não sou capaz”, “eu não tenho jeito”, “eu não consigo”, “é muito difícil”?), a motivação, a atitude. Coaching não é terapia. O nosso passado é importante, mas não nos ajuda a evoluir. O que aconteceu no passado explica a sua situação atual, mas não vai mudar o seu futuro. O que vai mudá-lo é o que você está fazendo hoje em prol do futuro que você deseja para si. O coaching trabalha o presente.
Como você deseja estar daqui 2 anos, 5 anos? O que você tem feito hoje para alcançar o que deseja? Até quando você quer que a situação atual dure? Então, repito: por que você não está conseguindo o que quer se outras pessoas conseguem? Vem comigo nessa experiência transformadora que é emagrecer com auxílio de um coach e sinta-se no controle da sua vida!

E se você está achando que coaching é modinha, ou charlatanismo, talvez seja por que você ainda não conhece bem o coaching. O coaching veio para ficar e todo o profissional que lida com mudança de comportamento, inclusive médicos, deveriam ter formação em coaching. Assim os pacientes iriam aderir muito mais aos tratamentos!
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching/o-que-e-e-o-que-faz-um-coach/