Arrume tempo para emagrecer!

Planejar a compra dos alimentos, organizar os lanches do dia, deixar algo pré-preparado, salada lavada, sentar-se para comer… Ufa! Muita gente não se dá conta que a organização é a base do sucesso para a boa execução de um plano alimentar. Especialmente no início da sua reeducação alimentar, você precisará se organizar, afinal, passará a pensar de forma diferente sobre o ato de comer e realizar atividades que antes não realizava.

Isso exige tempo de dedicação, e a maioria das pessoas vive queixando-se de que não têm tempo para nada. Por isso, desculpas – ou pensamentos sabotadores – para isso não faltam. Então, como encontrar tempo para planejar, organizar e seguir um plano alimentar? Você terá que criar este tempo! Sim, isso significa, talvez, abrir mão de alguma outra coisa, diminuir ou eliminar outras atividades.

Mas quanto tempo precisarei para seguir meu plano alimentar? Você deverá considerar planejar as refeições, comprar os ingredientes, preparar, sentar para comer e fazer exercícios físicos. Tudo isso é fundamental, pois, na hora que a fome bater, se o que você deveria comer não estiver disponível, você provavelmente comerá qualquer outra coisa. Dá trabalho? Sim, um pouco, mas vale muito à pena! Com o tempo, este planejamento estará incorporado à sua rotina e será natural cumprir estas tarefas.

Planejamento

Para que fique mais claro e prático, no início, você pode escrever o seu planejamento. Pense na sua rotina e adapte horários para as refeições, para ir ao supermercado, para cozinhar e para fazer algum exercício, por exemplo. Pense nas atividades rotineiras que você já precisa cumprir. Se não for possível encaixar, terá que rever de que forma tem gastado seu tempo atualmente.

Uma dica é delegar tarefas, como alguns afazeres domésticos. Todos na casa – exceto crianças pequenas – podem contribuir de alguma forma, e assim você se sentirá menos sobrecarregado e com mais energia para se dedicar ao seu plano alimentar.

Outras tarefas precisarão ser reduzidas ou eliminadas, pelo menos temporariamente. Por exemplo, quanto tempo do seu dia você gasta olhando televisão ou navegando na internet e em mídias sociais? Se for necessário, anote em um papel todas as suas atividades e classifique-as por prioridade. Provavelmente você encontrará alguma que pode ser, no mínimo, adiada, até que sua nova rotina esteja incorporada.

Provavelmente você terá que mudar sua forma de pensar sobre sua rotina e atividades. Será que todas as suas tarefas atuais são essenciais? Talvez você precise ser menos exigente consigo mesma em alguns aspectos da sua vida (por exemplo, trabalho, estudo, limpeza da casa), para criar tempo no seu dia a dia para incorporar novos hábitos. Lembre-se: somente a mudança da forma de pensar e de se comportar fará você ter sucesso no seu processo de perda de peso.