Arroz com vegetais antioxidantes

Receita funcional, cheia de antioxidantes, e propõem uma maneira diferente de fazer o arroz integral! Boa para o almoço ou jantar, acompanhada de uma carne magra e salada verde.

  • 1 xícara de arroz integral cateto
  • 2 1/2 xícaras de água
  • 1/2 cebola média picada
  • 1 xícara de brócolis picado
  • 1/2 xícara de cenoura em cubos
  • 5 castanhas do Pará picadas
  • azeite de oliva
  • sal á gosto
  • tempero verde (salsinha, cebolinha…) a gosto

Refogue ligeiramente a cebola em uma colher de sobremesa de azeite de oliva. Acrescente o arroz, a água e o sal, deixando cozinhar em fogo alto por cerca de 15 minutos. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente o brócolis e a cenoura em cubos em cima do arroz sem mexer. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar os vegetais no vapor por aproximadamente 4 minutos. Para terminar, despeje em um refratário de vidro, acrescente as castanhas do Pará picadas, os temperos verdes e regue com 2 colheres de sobremesa de azeite de oliva. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções. Opções de consumo: almoço ou jantar, acompanhada de uma carne magra e uma boa salada verde. Valor nutricional da receita: 1.065 Kcal, 170 g de carboidrato, 163 g de proteína, 88 g de gordura, 34 mg de sódio. Uma porção de 3 col sopa terá em torno de 100 Kcal.

Alimentos antioxidantes utilizados:

  • Cenoura, brócolis: betacaroteno (antioxidante natural)
  • Castanha do Pará: potente antioxidante (selênio e vitamina E)

 

By | 2017-06-21T10:30:13+00:00 10/10/2016|Categories: Receitas|Tags: , |