Desejo de comer: aprenda a controlar o que parece incontrolável!

Já aconteceu de você ver um alimento tentador e depois ficar com a sensação de que ele está te “chamando”? Parece que em situações como essa você simplesmente não consegue resistir? Em alguns momentos você simplesmente PRECISA comer aquele alimento?

Pois saiba que quem está no comando é você! E a boa notícia é que só é mais difícil resistir a esses desejos nas primeiras semanas do seu plano alimentar. Depois, conforme você for progredindo e os dias forem passando, o desejo incontrolável irá diminuir gradativamente.

Em primeiro lugar, para que você pare de sentir estes desejos incontroláveis, você precisará parar de ceder a eles. Quando se trata de desejo, normalmente as pessoas não conseguem comer “só um pedacinho”, elas acabam comendo muito mais do que deviam quando cedem às tentações.

Se você não satisfizer seu desejo incontrolável imediatamente, começará a aprender a tolerá-lo. Você perceberá que é capaz de suportar este desejo sem ceder a ele. Assim, com este treinamento, aos poucos, esse tipo de desejo incontrolável será cada vez menos frequente, pois deixando de atender os desejos você estará enfraquecendo aquele comportamento.

Ao contrário de se sentir em privação dos alimentos que te causam desejo, ao resistir você sentirá capaz e no controle da situação! Lembre-se de que você está no controle e controlar a sua mente é essencial.

Mas como posso controlar a minha mente para não ceder aos desejos por comida? Para driblar esta armadilha, pode-se utilizar técnicas de “programação mental”, ou seja, treinar o controle da sua mente.

Primeiro, você precisa conhecer a si mesmo e o que acontece quando é acometido por um desejo incontrolável. Se preferir, tome nota. Pense na intensidade do desejo, o que aconteceu imediatamente antes ou durante o dia, em como você se sentiu e o que fez ou poderia ter feito para não ceder à tentação.

Quando surgir o desejo, rotule o sentimento dizendo: “Isso é apenas um desejo!”. Rotular é importante para racionalizar. Depois, diga para si mesmo: “Esse desejo é desagradável, mas não é urgente”. Permaneça firme, pense que não valerá à pena ceder a um prazer momentâneo e depois sentir culpa, desesperança, raiva, sentimento de fracasso…

Pense que comer por desejo não é uma opção se você quer emagrecer e está trabalhando duro no seu plano alimentar. Você precisa aprender a lidar com os desejos e eu tenho certeza que você consegue resistir! Diga para si com convicção: “Eu não tenho escolha, eu prefiro emagrecer”!

Quando vier o desejo, imagine a cena de você comendo o alimento e depois se sentindo chateado, deprimido e culpado. Isso vai ajudá-lo a controlar o impulso e a tomar uma decisão melhor.

Por fim, pense nos reais motivos que levam você a querer perder peso.

Ainda assim, os desejos podem surgir, e então você pode agregar mais ferramentas e utilizar as técnicas comportamentais para combatê-los.

São elas: ter por perto apenas alimentos saudáveis e pouco calóricos, beber água ou algum líquido de baixa caloria, relaxar, respirar profundamente, distrair-se com alguma coisa…

Se essas sugestões acima não funcionam bem para você, faça uma lista de atividades que você acredita que funcionariam e teste-as no dia-a-dia. A medida que testar, elimine da lista aquelas que não foram efetivas.

Por fim, o desconforto que sentimos ao dizer “Não” ao desejo é passageiro e suportável. Você perceberá que nada de mal acontecerá quando resistir, que você é capaz de se controlar e, depois de algum tempo treinando essa habilidade (estudos dizem 21 dias – nem é tanto!), você não precisará mais travar lutas internas ou preocupar-se cada vez que surgir algum desejo incontrolável por comida.