A alimentação pode melhorar a acne?

Estudos sugerem que a prática de uma dieta de baixo índice/carga glicêmico e reduzida em laticínios pode proporcionar alívio da acne e, possivelmente, a prevenção de novas lesões acnéicas, mesmo quando os medicamentos não conseguem. O excesso de peso está relacionado à acne pela resistência à insulina que se faz presente nessa condição. Já a falta de sono ou baixa qualidade de sono não se relaciona com desenvolvimento ou piora da acne. No entanto, a qualidade da dieta sim, devido aos nutrientes que possuem efeito cicatrizante e antiinflamatório.

Para tanto, prefira alimentos fontes de:

Isoflavona presente soja orgânica), zinco (nas carnes, ovos, nozes), selênio (nas castanhas, aveia, camarão), vitamina C (na laranja, acerola, kiwi, salsinha), vitamina E (na semente de girassol e oleaginosas), vitamina A (na cenoura, abóbora, couve, espinafre), ácido pantotênico (nas sementes de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e soja orgânica), ômega 3 (nos peixes gordos não de cativeiro, como salmão, sardinha, atum; linhaça; folhosos verde escuros), e gorduras monoinsaturadas (no abacate, azeite de oliva extra-virgem, óleo de canola).

E procure evitar:

Alimentos alergênicos (como frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos, enlatados; leite de vaca e glúten conforme individualidade). Estando em uso ou não do medicamento isotretiona (que eleva o mau colesterol, triglicérides e testes hepáticos) evitar alimentos fontes de gordura saturada (como leite integral, manteiga, embutidos, óleo de coco, bacon, carnes gordas) e açúcares simples/alto índice glicêmico (como bolos, doces, balas, refrescos, refrigerantes), excesso de ômega 6 (como óleo de milho, óleo de soja e girassol), mais que 1 porção de laticínios ao dia (conforme individualidade).

Para que a sua alimentação fique adequada, converse com o seu nutricionista! 😉

Nutrição funcional e beleza: tudo a ver!

Referências:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26470617

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26203267

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25803999

http://archderm.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=479409

By |2017-03-01T11:26:24+00:0003/01/2016|Categories: Alimentação, Bem Estar|Tags: , , , , |