Águas aromatizadas e saborizadas: variando sabores

É muito comum pessoas não gostarem de beber água, ou sentirem falta de beber algo “gostoso”, como um suco de frutas. Não se sinta sozinho! O problema é que o suco, mesmo natural, apesar de ser saudável, contém muita frutose, um tipo de carboidrato (açúcar) muito parecido com a glicose. Para pessoas com a saúde em dia, especialmente as que querem emagrecer, é sempre melhor comer a fruta do que beber o suco. E os industrializados não são uma boa opção. Néctares, nem pensar! Argh! Então, vamos ver algumas opções super saudáveis e gostosas!

Água de morango

Escolha morangos orgânicos para preparar esta deliciosa água com sabor natural. Para 1 litro de água use 5 morangos frescos e você pode adoçar, se quiser, com algumas folhas de estévia. Deixe repousar a água de morangos em um pote de vidro bem tampado, na geladeira durante todo o dia ou durante a noite até que a água adquira a cor rosa. Retire os morangos e sirva. Os morangos, bem como as outras frutas, não precisam ser jogados fora. Use-os em outras receitas, como por exemplo em saladas de frutas ou para decorar os copos.

Valor nutricional da receita: 19 Kcal, 5 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 1 mg de sódio.

 

Água de melancia

Para preparar sua água de melancia, despeje em um pote de vidro 5 ou 6 cubos desta fruta. A quantidade de frutas a ser utilizada depende do tamanho do frasco e da intensidade do sabor desejado. Para um efeito refrescante, coloque algumas folhas de hortelã. Deixe a fruta descansar na água por algumas horas na geladeira antes de servir.

Valor nutricional da receita: 50 Kcal, 12 g de carboidrato, 1 g de proteína, 0 g de gordura, 0 mg de sódio.

 

Água de mirtilo

Despeje uma camada de mirtilos frescos no fundo do seu frasco de vidro. Se você quiser, adicione fatias finas de limão ou de lima e algumas “agulhas” de alecrim, dependendo do seu gosto, antes de adicionar a água e fechar o frasco. O alecrim ajuda a digestão e tem propriedades anti-inflamatórias, ao passo que os mirtilos são ricos em antioxidantes.

Valor nutricional da receita: 14Kcal, 3 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 0 mg de sódio.

 

Água de pepino e limão

Para preparar esta água com sabor natural, você vai precisar de pepinos e limões frescos. Para cada pote você vai fazer quatro ou cinco fatias finas de pepino e duas ou três fatias de limão. Para enriquecer o sabor da bebida, você também pode adicionar algumas folhas de hortelã.

Valor nutricional da receita: 9,45Kcal, 3 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 1 mg de sódio.

 

Água de framboesa ou amora

Com framboesas frescas ou amoras, você pode preparar uma fantástica água aromatizada. Despeje um punhado da fruta em um pote e adicione uma ou duas fatias de limão e algumas folhas de hortelã. Feche o frasco e deixe descansar na geladeira por algumas horas antes de filtrar e servir.

Valor nutricional da receita: 12 Kcal, 3g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 0 mg de sódio.

 

Água de cerejas

Ponha algumas cerejas no fundo de um pote, deixando-as inteiras e acrescente à água, algumas fatias de limão ou lima. Deixe a mistura descansar na geladeira no pote fechado por algumas horas antes de servir.

Valor nutricional da receita: 46 Kcal, 12 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 0 mg de sódio.

 

Água de abacaxi 

Com a combinação perfeita: abacaxi e folhas de hortelã, se obterá uma bebida refrescante para beber quando quiser durante todo o dia. Para prepará-la, despeje em um pote 2 a 4 pedaços de abacaxi e 2 raminhos de hortelã. Como de costume, feche bem o frasco e deixe-o descansar na geladeira.

Valor nutricional da receita: 37 Kcal, 9 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 1 mg de sódio.

 

Água de Pêssego

Coloque fatias de pêssego em um pote ou jarra de vidro e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Valor nutricional da receita: 31 Kcal, 8 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 0 mg de sódio.

 

Água de limão e gengibre

Para um litro de água, coloque meio limão cortado em fatias finas e um pedaço de raiz de gengibre fresco. Deixe descansar na geladeira por no mínimo uma hora antes de servir.

Valor nutricional da receita: 13Kcal, 4 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 1 mg de sódio.

 

Água de laranja

Para um litro de água você vai precisar de 1 laranja e 1 pepino cortados em fatias finas. Despeje todos os ingredientes em uma jarra ou pote de vidro e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Você também pode adicionar algumas fatias de limão e folhas de hortelã à água.

Valor nutricional da receita: 103 Kcal, 25 g de carboidrato, 3 g de proteína, 0 g de gordura, 3 mg de sódio.

 

Água aromatizada gaseificada

Para um litro de água com gás, você vai precisar de 4 rodelas de maçã desidratada, folhas de hortelã, 2 pitadas de canela e muito gelo.

Valor nutricional da receita: 58Kcal, 16 g de carboidrato, 0 g de proteína, 0 g de gordura, 21 mg de sódio.