Abordagem cognitivo comportamental para emagrecimento pode ser a chave do seu sucesso para a perda de peso saudável e permanente.  

Você, como diversas pessoas, já tentou manter uma alimentação equilibrada, sem sucesso? Ou até conseguiu por um determinado período, mas depois voltou a comer de forma exagerada ou sem critério?

Seguir um plano alimentar pode parecer uma tarefa muito difícil, quase impossível, para algumas pessoas, especialmente quando parece que elas já tentaram de diversas maneiras e nada surtiu efeito.

Para sair de uma vez por todas deste verdadeiro círculo vicioso do emagrecimento, que é perder peso e voltar a engordar, é preciso basicamente uma coisa: mudar a maneira como você pensa. Isto significa aprender a controlar a sua mente, evitando, principalmente, as trapaças e aprendendo a lidar melhor com as emoções negativas. Mais do que isso, significa pensar como uma pessoa magra.

Então você pode me perguntar: mas como pensa uma pessoa magra?

Primeiro, você precisará detectar os pensamentos que lhe impedem de progredir. São os chamados pensamentos sabotadores. Todos sabemos quais alimentos devemos comer ou não no nosso dia a dia, não é mesmo? Então por que, mesmo assim, comemos em excesso alimentos cheios de gorduras ou conservantes? Porque nosso inconsciente age sobre nossas atitudes. Muitas vezes, inconscientemente, você tem pensamentos que acabam sabotando o seguimento do seu plano alimentar. São ideias como: tive um dia estressante, hoje eu mereço um chocolate; vou comer só hoje, amanhã volto a seguir o plano alimentar; já que comi errado mesmo, vou seguir assim até o fim do dia. Você precisa descobrir os reais motivos que estão por trás do ato de comer exageradamente. O que não pode acontecer é você se tornar escravo de seus pensamentos e usar fatos (briguei com meu namorado, discuti com meu chefe no trabalho, etc) para sabotar seu plano alimentar.

Longo prazo: O efeito do pensamento sabotador no peso

Você sabia que são necessárias apenas cerca de 20 calorias extras por dia para engordar 900 gramas por ano? Por exemplo, se você estiver 4 quilos acima do seu peso ideal, daqui a um ano você poderá ter 5 ou 6 quilos a mais e, assim, sucessivamente. Obviamente, este é um cálculo genérico e aproximado. Contudo, serve-nos de alerta. Por isso, é tão importante programar a mente, e não apenas pensar em seguir ou não uma dieta. As poucas calorias extras, se consumidas dia após dia, são capazes de causar um grande estrago a longo prazo.

O mesmo raciocínio podemos fazer para trilhar o caminho inverso, do emagrecimento. Se, para emagrecer 1 quilo ao mês, é necessário reduzir em torno de 250 calorias ao dia, pensamentos sabotadores como “vou comer só esse chocolate hoje” podem, de fato, atrasar o emagrecimento ou, pior, fazê-lo engordar.

Este tipo de abordagem para reeducação alimentar que apresento está baseado na terapia cognitiva (TCC – terapia cognitiva comportamental). Aaron T. Beck descobriu, no final dos anos 1950, uma nova forma de tratar pacientes deprimidos, modificando os seus padrões de pensamentos e comportamentos. A terapia cognitiva, como ficou conhecida, auxilia no tratamento de diversos distúrbios, sejam eles de ansiedade, depressivos, transtornos alimentares, entre muitos outros. A grande vantagem desta “terapia”, sendo aplicada na reeducação alimentar, por exemplo, não é apenas a perda de peso, mas sim a manutenção do peso. Isso é o que a diferencia de outros tipos de terapia ou programas de emagrecimento. Ou seja, seguir uma dieta – independente do quão restritiva seja – sem mudar a forma como você se relaciona com a comida, será algo simplesmente temporário na sua rotina, na sua vida. Por isso, a abordagem cognitivo-comportamental para emagrecimento auxilia a seguir o plano alimentar, independente do que acontecer na sua vida (dias estressantes, decepções, ansiedade, pressão social, etc). Caso contrário, você será eternamente refém dos acontecimentos.

Assim, a abordagem cognitiva pode ajudar você a identificar os pensamentos sabotadores e a responder a eles de maneira mais saudável e positiva.

Você se identificou com esse texto? Os pensamentos atrapalham o andamento do seu emagrecimento? Então, vem comigo!