A influência da educação nutricional na satisfação dos clientes de um restaurante institucional

LAUFFER, A. A Influência da Educação Nutricional na Satisfação dos Clientes de um Restaurante Institucional. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão da Universidade Feevale. Livro de Resumos, 2004, página 173.

RESUMO

O restaurante institucional estudado apontou a insatisfação de seus clientes em relação ao cardápio servido (considerado nutricionalmente equilibrado), por que os clientes tinham outras preferências/ hábitos alimentares não recomendáveis à saúde. Objetivo: obter a satisfação dos clientes através de Campanhas de Educação Nutricional (CEN). Métodos: Mantendo o cardápio oferecido e, a fim de preparar os 194 clientes do restaurante para as 3 semanas de CEN, colocou-se nas mesas do restaurante suportes com frases sobre nutrição saudável por 30 dias, que eram substituídas semanalmente. Após esse período, foram aplicadas as 3 CEN: a primeira foi a “Semana do Peso Ideal” em que realizou-se o cálculo do IMC (OMS, 1995 e 1997) e a distribuição de informativos sobre o assunto. A segunda foi a “Semana de Prevenção às Doenças Cardiovasculares” em que realizou-se o cálculo da razão cintura-quadril (OMS, 1998) e a distribuição de informativos sobre o assunto. A última foi a “Semana da Reeducação Nutricional” em que ficaram à disposição dos clientes esclarecimentos sobre alimentação e informativos sobre a Pirâmide Alimentar. Utilizou-se diversos recursos didáticos. Foi realizado avaliação de satisfação antes e depois da intervenção. Resultados: Antes das CEN, 70% dos clientes preferiam frituras e carboidratos em excesso e, após as CEN, apenas 33% ainda solicitavam esses preparos. Percebeu-se que os clientes passaram a se preocupar mais com a saúde e a alimentação, pois os vegetais passaram a ser consumidos mais frequentemente e em maior quantidade.Muitos clientes que relatavam não gostar de vegetais passaram a incluí-los na alimentação diária. Alguns constataram ter diminuído o peso espontaneamente. Conclusão: as CEN foram capazes de aumentar a satisfação e a adesão dos clientes em relação ao cardápio servido, nutricionalmente equilibrado, sendo esse fato constatado através da diminuição dos percentuais das avaliações de satisfação, das observações e relatos dos clientes, que consideraram a iniciativa das CEN fundamental por terem se sensibilizado e aprendido mais sobre alimentação.

By | 2017-03-01T11:58:23+00:00 27/02/2016|Categories: Artigo Científico|Tags: , , , , |