A alimentação, o humor e o intestino

Você trata-se para depressão ou ansiedade e não percebe melhora? O problema pode não estar apenas na sua mente!

Como está a sua digestão, o funcionamento do seu intestino e a sua alimentação? Esta pergunta pode soar estranha, mas o trato gastrointestinal e a alimentação estão diretamente relacionado ao equilíbrio do humor.

O humor é modulado principalmente pela serotonina, um neurotransmissor que também regula o sono e o apetite.

Para produzir a serotonina são necessários alguns nutrientes, como triptofano (um aminoácido essencial ao organismo, encontrado em poucos alimentos), vitaminas do Complexo B, vitamina C, Magnésio, W3… Saiba que as células intestinais produzem 80 a 90% da serotonina.

Para absorver os nutrientes em geral, é necessário que o trato gastrointestinal esteja funcionando adequadamente, sem sintomas de má digestão ou de distúrbios intestinais, como diarreia, constipação (prisão de ventre), flatulência, etc, e que esteja, portanto, num pH adequado para produzir a serotonina.

Nesse caso, como você vai absorver corretamente os nutrientes e produzir adequadamente a sua serotonina? Sobre qual serotonina seu medicamento vai agir se você não a produz adequadamente? É preciso dizer mais alguma coisa? Não!