Conheça 10 alimentos que dão saciedade e ajudam no emagrecimento!

Quando falamos em saciedade e calorias, temos que lembrar que estes dois fatores, muitas vezes, não caminham na mesma direção, pois os alimentos podem ter efeitos muito diferentes sobre a fome e a saciedade.

Por exemplo, 200 calorias de peito de frango podem fazer você se sentir completo (satisfeito, saciado, pleno), mas você precisaria comer 500 calorias de bolo para ter o mesmo efeito.

Assim, a perda de peso não é apenas contar calorias ou comer evitando exageros. Trata-se de escolher os alimentos certos que fazem você se sentir saciado, com a menor quantidade de calorias.

 

O que faz um alimento dar saciedade?

Muitos fatores determinam o valor de saciedade de um alimento. A proporção de calorias/saciedade é medido em uma escala chamada índice de saciedade.

O índice de saciedade também mede a capacidade de um alimento fazer você se sentir completo, reduzir a fome e diminuir a ingestão de calorias ao longo do dia.

 

Confira os 10 alimentos que vão te ajudar a ter mais saciedade:

 

  1. Ovos

O ovo é um alimento que foi injustamente demonizado no passado. A verdade é que os ovos são extremamente saudáveis e ricos em vários nutrientes importantes. A maior parte dos nutrientes, incluindo cerca de metade da proteína de um ovo, é encontrada na gema. O ovo é uma proteína completa, de alta qualidade, o que significa que eles contêm todos os nove aminoácidos essenciais.

Vários estudos descobriram que as pessoas que comiam os ovos no café da manhã estavam mais satisfeitos e consumiam menos calorias ao longo do dia. Eles podem ajudá-lo a comer menos por até 36 horas após uma refeição. Muitas pessoas comem o café da manhã correndo e o fazem de forma bem incompleta ou desequilibrada… Mais vale um café da manhã completo do que um soneca a mais, certo?

 

  1. Aveia

Aveia é um alimento que proporciona muita saciedade devido ao seu alto teor de fibras e capacidade para absorver água. A aveia é uma boa fonte de uma fibra solúvel chamada beta-glucana, que forma um gel dentro do estômago, o que ajuda a retardar a digestão e a absorção de hidratos de carbono. A maior parte das pessoas não costuma comer fibras como aveia no seu dia-a-dia…

 

  1. Sopas e caldos

Os líquidos são muitas vezes considerados com menor índice de saciedade do que alimentos sólidos. No entanto, pesquisas mostram que sopas podem que saciar mais do que as refeições sólidas, com os mesmos ingredientes.

Quando a sopa foi consumida no início de uma refeição, em um estudo, os indivíduos consumiram 20% menos calorias nessa refeição. Vários estudos descobriram que comer sopa rotineiramente pode reduzir a ingestão de calorias, aumentar a saciedade e ajudar na perda de peso ao longo do tempo. É importante que essa sopa seja equilibrada (vegetais, proteína, leguminosa e um pouco de carboidrato), nada de comer caldo de tomate, né!

 

  1. Leguminosas

Três tipos de leguminosas, como feijões, ervilhas e lentilhas, são bem conhecidos por serem boas fontes de fibras e proteínas. Isto, combinado com uma densidade de energia relativamente baixa, torna-os alimentos que saciam e promovem a perda de peso. Uma revisão de diversos estudos indica que feijões, ervilhas, grão de bico e lentilhas saciam 31% mais do que massas e pães. Não tenha receio de comer feijão (ou os seus substitutos). Ele é protéico, tem baixa caloria e muito rico em fibra, ou seja, dá muita saciedade.

 

  1. Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em pectina, uma fibra que retarda a digestão e aumentar a saciedade. Elas também têm um alto teor de água, que pode ajudá-lo a se sentir saciado e consumir menos calorias. Vários estudos apontam que consumir estas frutas auxilia na perda de peso. A maior parte das pessoas come pouquíssima fruta!

 

  1. Peixe

Os peixes gordos, aqueles ricos em ácidos graxos ômega-3, podem aumentar a saciedade em pessoas que estão com sobrepeso ou obesos. Um estudo mostrou que o efeito de peixe sobre a saciedade foi significativamente maior do que a de frango e de carne bovina. Outro estudo descobriu que participantes que comeram peixe, consumiram 11% menos calorias em sua próxima refeição do que aqueles que comiam carne bovina. Aqui leia-se peixe gordo assado e não peixe magro frito…

 

  1. Carnes magras

Carnes magras são ricas em proteínas. As dietas com maior quantidade de proteína levam a diminuição da ingestão total de calorias. Um estudo descobriu que as pessoas comeram 12% menos no jantar depois de comer carne na hora do almoço. Tem muita gente que faz refeições incompletas ou come pouca carne no almoço…

 

8. Queijo cottage

O queijo cottage é baixo em calorias e muito rico em proteínas. Também traz consigo nutrientes saudáveis, incluindo vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e selênio. Estas características fazem do queijo cottage um alimento bom para perda de peso. Um estudo revelou que o seu efeito sobre a saciedade é semelhante ao dos ovos.

 

  1. Vegetais

Os vegetais são baixos em calorias e proporcionam bastante saciedade, pois são ricos em água e fibras. Eles também contêm todos os tipos de nutrientes benéficos. A pesquisa mostra que especialmente as saladas ajudam a satisfazer a fome, principalmente quando começamos a refeição por ela. Em um estudo, os participantes que comeram uma salada no início de uma refeição consumiram 7 a 12% menos calorias nesta refeição. Quem aí pega uma salada farta de verdade?

 

  1. Pipoca

A pipoca é um grão inteiro e contém mais fibras do que muitos outros alimentos populares usados como lanches e pão integral que há por aí. Na casquinha dela têm antioxidantes e fibras e na polpa tem amido resistente, um carboidrato do bem. Para manter sua pipoca baixa em calorias, evite a adição de uma grande quantidade de gordura a ela ou coberturas. Ou seja, a pipoca dá saciedade e é um ótimo lanche, só que a maneira de preparar e de comer fazer a diferença aqui! Essa história de fazer uma bacia e sentar na frente da TV não é uma boa estratégia! Saiba como fazer uma pipoca fit aqui.